O prefeito Rogério Cruz lançou, na tarde desta quinta-feira (15/09), no Salão Nobre do Paço Municipal, o manual e vídeo institucional da Plataforma Colare, que visa orientar servidores municipais acerca do envio de dados sobre licitações e contratos da administração municipal para o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO).

A Plataforma Colare é o meio oficial de disponibilização de informações técnicas da administração enviadas ao TCM, e foi criada para assegurar mais celeridade, confiabilidade e simplificação dos procedimentos de envio.

Na solenidade de lançamento, Rogério Cruz disse acreditar “que a gestão está no caminho certo”, pois, conforme ele, “o trabalho de todas as equipes é focado na transparência e responsabilidade”. “Estamos aproveitando a tecnologia em nosso favor, e tenho dito que ela veio não foi com o objetivo de tirar trabalho de ninguém, mas sim para nos auxiliar e fazer com que nossos processos tenham mais celeridade”, afirmou, parabenizando o empenho dos envolvidos no desenvolvimento do material que passa a auxiliar os servidores que têm a função de encaminhar documentos ao TCM.

“Sempre digo que sou suspeito de falar de tecnologia, porque sou entusiasta da tecnologia, mas vejo aqui o empenho das equipes da Controladoria-Geral do Município (GCM) em trabalhar ainda mais com transparência e responsabilidade, uma vez que a plataforma proporciona essa tranquilidade para vocês e isso é comprovado pelo fato de que os nossos envios estão regularizados em todos os meses; por isso fica aqui o nosso reconhecimento a todos”, afirmou.

Para o controlador-geral do município, Gustavo Cruvinel, o manual é simples e objetivo. “O intuito da prefeitura é orientar os servidores, com vistas ao alcance de uma gestão eficiente, eficaz, econômica e transparente. Com a publicação deste manual, damos continuidade às ações que buscam capacitar e uniformizar o entendimento dos conceitos e regras estabelecidas na legislação”, explica, acrescentando o que o material foi desenvolvido com o auxilio de técnicos da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin).

“Existia muita dificuldade por parte dos servidores, que procuravam a CGM para auxiliar no envio correto de dados ao TCM”, lembrou Cruvinel, acrescentando que a ideia de produção do material surgiu para sanar todas as dúvidas. “É um material autoexplicativo e os servidores vão passar a ter facilidade para desenvolver os seus trabalhos, além de dar maior transparência no correto envio de dados da gestão municipal ao TCM-GO”, concluiu.

O secretário municipal de Finanças, Vinicius Henrique Alves, ressaltou que Goiânia era um dos poucos municípios de Goiás que não tinha regularizado os envios tempestivos ao TCM, justamente em função da dificuldade com o Colare.

“Essa era uma situação relativamente preocupante, uma vez que deixava o município vulnerável e, depois de reuniões com a Controladoria, pensamos em executarmos ações para que a situação fosse solucionada, e esse material passou a ser realidade. Hoje, todos os balancetes estão regulares perante o TCM de Goiás”, informou o secretário.

Participaram da solenidade de lançamento manual e vídeo institucional da Plataforma Colare os titulares das secretarias de Administração, Denes Pereira, de Comunicação, Tony Carlo, e de Inovação, Ciência e Tecnologia, Hemmanoel Feitosa, além de servidores da gestão municipal.

Foto: Jackson Rodrigues

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia