O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, inaugurou, na manhã desta quinta-feira (25/08), a nova sede da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), no Jardim Califórnia. Área, que possui seis mil metros quadrados, abrigará projetos sociais como Romu Kids +, que vai atender crianças e idosos com reforço escolar e aulas de hidroginástica.

O projeto piloto proporcionará, ainda, atendimento psicológico, fonoaudiólogo e aulas de hidroginástica para crianças e idosos. “Nós estamos investindo na segurança municipal, oferecendo uma nova sede com amplo espaço para realização de treinamentos e para dar suporte aos nossos guardas municipais da Romu”, disse o prefeito.

“É um local que também traz qualidade de vida para a população, com importantes projetos sociais inovadores, aproximando a sociedade e ampliando o diálogo entre a segurança municipal e a população. Podem ter certeza de que a nossa GCM será em breve a melhor e a mais bem preparada do Brasil”, afirmou Rogério Cruz.

A nova sede da Romu é três vezes maior do que o antigo local. A estrutura tem área para treinos, piscina, quadra esportiva e setor administrativo com espaço apropriado para discussão de estratégias para a segurança municipal.

O comandante da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Wellington Paranhos, afirma que a prefeitura também está investindo em novas viaturas para a Romu, com licitação em andamento, que vai dobrar o atual efetivo para dez unidades. “A nova sede foi construída em uma região estratégica, permitindo acesso rápido ao Paço Municipal e a outras estruturas do município. Com as novas viaturas, vamos poder atuar com rapidez em qualquer ponto da capital”, ressaltou.

Segundo o comandante da Romu, Vagni Rodrigues, a nova sede vai melhorar as condições de treinamento e atendimento do grupo especializado, que atua em situações de maior periculosidade. O antigo prédio que abrigava o grupo será utilizado como sede do canil da Guarda Municipal. “Além dos trabalhos operacionais, também vamos realizar neste espaço ações de prevenção ao crime. Traçar estratégias para melhor atender a segurança municipal”, afirmou.

Romu Kids+
A nova sede da Romu abriga um projeto social pioneiro chamado Romu Kids +, que oferece para crianças e idosos da comunidade aulas de reforço escolar, atendimento psicológico, fonoaudiólogo, oficinas e aulas de hidroginástica. “Esse é um projeto piloto no país. Vamos ensinar as crianças e adolescentes a respeitar e amar seus pais e avós, e a colaborar com a sociedade”, explicou o comandante da Romu, Vagni Rodrigues.

Fotos: Jackson Rodrigues

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia