O prefeito Rogério Cruz e o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, inauguram, nesta quinta-feira (08/12), às 8h30, a Usina Produtora de Oxigênio (O2) do Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC), a primeira do município. Em seguida, será descerrada placa que dá o nome de Rosa Maria de Moura, ex-servidora que faleceu vítima de Covid-19, à Farmácia Distrital Oeste.

A Usina, que vai gerar oxigênio suficiente para atender a demanda do HMMCC, consiste em um sistema que capta o ar atmosférico, separa o oxigênio e o ar comprimido medicinais, e os armazena em um tanque. “O oxigênio, tão essencial para nossas vidas, também é indispensável nos mais diversos ambientes hospitalares. Por isso, investimos na construção dessa usina no Célia Câmara”, diz o prefeito Rogério Cruz.

O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, reforça a importância da Usina. “Vimos, no ápice da pandemia, o quanto o oxigênio foi indispensável para milhares de pessoas que lutavam contra a Covid-19. Não tivermos falta aqui em Goiânia, mas essa usina é uma segurança a mais para os pacientes do hospital, tanto para quem tem algum problema respiratório mais grave, quanto na realização das cirurgias”, afirma.

A Prefeitura de Goiânia investiu R$ 1,588 milhão na construção da Usina, que segue todos os padrões técnicos preconizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A unidade possui capacidade de geração de 60.0 metros cúbicos por hora, 1.440 metros cúbicos por dia, 43.200 metros cúbicos por mês, além da capacidade de enchimento de cilindros de até 10 metros cúbicos por hora, com autonomia de enchimento de ao menos 4 metros cúbicos por hora. O Célia Câmara tem um consumo mensal de 7.000 metros cúbicos de oxigênio medicinal.

“Além de gerar economia ao município, a inauguração dessa usina representa autonomia, pois ela vai gerar todo o oxigênio que o Célia Câmara necessita. Futuramente, o piloto de autossustentabilidade poderá ser levado para outras unidades de saúde do município”, complementa o titular da Saúde.

A importância da usina também é destacada pelo diretor-geral do hospital, Marcelo Cupertino. “O gerenciamento de uso do oxigênio tornou-se um item crítico no enfrentamento à pandemia da COVID-19, tanto como elemento básico no tratamento da doença, como para os casos de insuficiência respiratória, que demandam o uso de suporte ventilatório. A usina de oxigênio, na unidade, não só fortalece a estrutura hospitalar, como também diminui custos e auxilia na manutenção dos serviços prestados. Traz segurança à assistência, garantindo qualidade para os pacientes e profissionais. É mais uma ação em direção ao objetivo de sermos reconhecidos pela excelência no atendimento”, destaca Cupertino.

Homenagem
A Farmácia Distrital Oeste, localizada no HMMCC, conta tanto com a dispensação de medicamentos relacionados na REMUME (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais) quanto com dispensação de insumos para os usuários portadores de Diabetes Mellitus insulinodependentes, moradores dos Distritos Oeste, Noroeste e Sudoeste do Município.

Na Farmácia Distrital Oeste Rosa Maria de Moura, como passa a se chamar agora, em homenagem à ex-servidora que faleceu vítima de Covid-19, todas as dispensações de insumos e medicamentos são realizadas por profissionais farmacêuticos. O funcionamento é das 07h às 18h.

Rosa Maria de Moura era formada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Trabalhava como farmacêutica e gestora na Farmácia Distrital Oeste, desde 2010. Faleceu, vítima da Covid-19, em 03 de março de 2021. Durante a pandemia, não se afastou da função, manteve-se assídua até o adoecimento e falecimento dela e de seu marido. Considerando a importância da ex-servidora, e como forma de reconhecimento à luta dela em prol da unidade, em 02 de agosto de 2022 foi sancionada a Lei Municipal 1.0813, que deu o nome dela à Farmácia Distrital Oeste.

Serviço
Assunto: Prefeitura de Goiânia inaugura Usina de Oxigênio (O2), do Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara, com descerramento de placa que dá nome à Farmácia Distrital Oeste
Data: Quinta-feira (08/12)
Local: Avenida Senạdor Canedo, 1031-907 – Conjunto Vera Cruz