O prefeito Rogério Cruz inaugurou mais cinco praças em Goiânia, na manhã desta sexta-feira (30/12). As inaugurações encerram maratona de 20 entregas de áreas públicas para a população, em diversas regiões da cidade, na última semana de 2022. As praças foram construídas pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), e contaram com recursos destinados por emendas impositivas dos vereadores da capital.

“Nós cumprimos uma agenda intensa de inaugurações, levando áreas de lazer para diversos pontos da cidade. Uma praça é um investimento estratégico porque permite, com um custo relativamente baixo, impactar na saúde da população, que tem um local preparado para a prática de atividades físicas, opção de descanso após o trabalho, para passear com a família, além de também valorizar os imóveis da região. Tudo isso é qualidade de vida. O nosso projeto é entregar mais 80 praças em 2023”, afirmou Rogério Cruz.

O presidente da Comurg, Alisson Borges, destacou o esforço realizado pelos servidores para a entrega das praças neste final de ano. Segundo ele, muitas vezes os trabalhos entraram pela noite. “Foram dias de muito trabalho. O período chuvoso é um fator que interfere, mas a dedicação dos servidores precisa ser registrada. Trabalharam à noite, muitas vezes debaixo de chuva, para poder entregar para a população áreas importantes para as comunidades”, ressaltou.

As praças entregues neste final de ano contam com uma série de equipamentos, como pistas de caminhada, academia ao ar livre, pet places e jardinagem.

Parceria Institucional
Rogério Cruz falou sobre a importância do trabalho desenvolvido em conjunto com a Câmara Municipal e explicou que a construção das praças é apenas um dos desdobramentos dessa parceria. “Nós temos uma relação de diálogo e trabalho por objetivos comuns. Os vereadores são os entes políticos mais próximos da população. Então, conseguem identificar com maior facilidade as demandas da comunidade”, disse.

O prefeito citou outros frutos importantes que a parceria trouxe para a cidade, como a aprovação da revisão do Novo Código Tributário, que congela o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pelos próximos dois anos. “A revisão foi aprovada pela Câmara ontem (29/12), e devemos sancionar amanhã. Um texto que trouxe importantes avanços, expandindo, por exemplo, o IPTU Social, que vai isentar do tributo famílias com casas com valor venal de até R$ 140 mil. Então, essa é mais uma ação desenvolvida entre Executivo e Legislativo que traz benefícios para a sociedade”, observou.

Inaugurações
O primeiro compromisso do dia foi a inauguração da praça do Setor Santos Dumont, que recebeu emenda impositiva da vereadora Léia Klebia. A parlamentar explica que antes da destinação, ela e sua equipe percorreram as casas da região para identificar qual seria o melhor investimento. “Essa realmente era a grande demanda da população. Então nós destinamos a emenda e a prefeitura entrou com a contrapartida para a execução da obra, e nós somos muito gratos”, disse.

A segunda inauguração foi no Setor Recreio Panorama. A praça recebeu emenda da ex-vereadora Priscilla Tejota. Durante o evento, Betânia Satil, moradora do bairro há 35 anos, agradeceu o trabalho realizado pelos servidores da Comurg. “Agora nós temos um lugar para socializar com os vizinhos, para exercitar, para as crianças brincarem e também para os cachorrinhos”, comemorou.

Em seguida, a comitiva se dirigiu para o terceiro compromisso do dia, no Recanto das Minas Gerais, onde uma praça foi inaugurada com recursos destinados pelo ex-vereador Felizberto Tavares. Ele agradeceu o prefeito Rogério Cruz por resgatar as emendas dos vereadores da legislatura passada. “É uma honra para mim vir aqui inaugurar uma praça que recebeu emenda de um mandato que se expirou há dois anos. Isso mostra respeito do prefeito com o Legislativo. Conhecendo o Rogério Cruz, eu não esperava menos”, disse, relatando que conviveu com o prefeito durante oito anos quando eram vereadores.

As duas últimas inaugurações foram no Setor Residencial Buena Vista I. A primeira praça inaugurada recebeu recursos do ex-vereador Jair Diamantino. Irenice Santos Oliveira, que mora na região há 7 anos, disse que os moradores vão zelar pelo patrimônio público. “Nós estamos muito felizes. A nossa responsabilidade, agora, é de cuidar desse benefício que a prefeitura nos presenteou”, comemorou.

Durante a segunda inauguração, o líder comunitário Luismar Pereira, que mora há 13 anos na região, disse que os moradores estão agradecidos pela conquista. “Essa praça é um sonho antigo, e hoje é uma realização. Só temos a agradecer a prefeitura e a Câmara por essa conquista”, afirmou.

Fotos: Jucimar de Sousa

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia