O prefeito Rogério Cruz inaugurou, na manhã desta segunda-feira (22/08) mais um Laboratório Maker, desta vez na Escola Municipal Presidente Vargas, na Vila João Vaz. Esta é a terceira escola a receber o laboratório, que já foi implantado nas escolas municipais Alice Coutinho e João Vieira da Paixão.

“Nosso objetivo é promover esse conhecimento tecnológico. Sabemos da importância desse saber, por isso, preparamos nossas crianças para o presente e futuro”, destacou Rogério Cruz, que também entregou kits de uniformes para os estudantes.

De acordo com o prefeito, o projeto Maker e robótica nas escolas “será um diferencial para milhares de alunos, ao complementar o conhecimento teórico da sala de aula com a prática dentro do laboratório”.

O projeto de robótica educacional faz parte das ações da Smart Educação, e insere a cultura tecnológica do Maker dentro do processo de ensino-aprendizagem da rede municipal de Educação, incentivando alunos e professores a desenvolverem o interesse por Ciência e Robótica.

Secretário municipal de Educação, Wellington Bessa destacou que a entrega marca a continuidade do projeto, que já conta com 20 unidades a serem executadas nos próximos meses. “Queremos levar esse projeto a todas as unidades escolares da capital, alcançando cerca de 70 mil alunos no ensino fundamental”, disse.

“É um projeto que fomenta o estudo da matemática, da física, promove interação e desperta o interesse do aluno pela escola. Queremos que nossos alunos aliem a tecnologia ao aprendizado em sala de aula”, assinalou Wellington Bessa.

Segundo a diretora da unidade, Flávia Cristina, a robótica e cultura Maker não faziam parte da realidade dos alunos, “que sequer sonhavam com um laboratório com a tecnologia”. “Eles estão muito animados. Após um tempo de pandemia e de alunos apáticos, agora temos estudantes motivados”, aponta.

O laboratório conta com computadores, rede de internet banda larga, rede lógica, televisão, quadro de ferramentas do material para uso Maker e mobiliário para as aulas no ambiente tecnológico.

As próximas unidades a serem contempladas com Laboratórios Makers são: Itamar Martins Ferreira, José Alves Vila Nova, Professora Leonísia Naves de Almeida, Regina Helou, Targina de Aguiar e Santa Marta.

Participaram da solenidade de inauguração, dentre outras autoridades, o vereador Pastor Marcos Rosa, o diretor da Escola Sesi Planalto, Rogério de Sousa Viana, e a superintendente de Gestão da Rede e Inovação Educacional, Clarislene de Paula Domingos.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia