Em solenidade na manhã desta quinta-feira (15/12), no Mercado Municipal do Setor Pedro Ludovico, o prefeito Rogério Cruz entregou ao novo permissionário Raimundo Coelho Pinto, proprietário de um açougue, o primeiro Alvará de Localização e Funcionamento da Reocupação dos Mercados Municipais da capital goiana. A entrega do documento é resultado de um trabalho de reorganização das 208 salas comerciais que estão ociosas nos centros comerciais, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec).

Assim que entregou a permissão o Raimundo Coelho, o prefeito Rogério Cruz lembrou que a gestão municipal faz a reocupação das salas que estão sem atividade nos mercados municipais e o objetivo é fomentar a atividade comercial e, assim, gerar mais empregos e renda.

“Os mercados municipais são tradicionais em Goiânia e trabalhamos para preservá-los e valorizá-los sempre, pois são espaços muito agradáveis e democráticos”, diz o prefeito, ao acrescentar que é, para ele, gratificante dar uma nova vida às estruturas existentes.

Além da reocupação, Rogério Cruz lembrou ainda que a confecção de uma Rota Turística dos Mercados Municipais está sendo trabalhada em parceria entre a Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agutul), Sedec e entidades do Sistema S de Goiás para apresentar aos turistas os cheiros, sabores, arte, e serviços tradicionais do goianiense.

“Esse material vai auxiliar na divulgação dos nossos oito mercados municipais, além de proporcionar a visita de turistas nesses históricos espaços que se confundem com a história de Goiânia”, pontua Rogério Cruz, que falou, ainda, do trabalho realizado para revitalizar os mercados. “Já visitamos todos e fizemos o levantamento e, agora, trabalhamos para colocar em prática”, concluiu o prefeito.

A Sedec projeta que ao menos 150 novas concessões sejam emitidas no próximo ano. “O trabalho foi muito árduo, e conseguimos encontrar o caminho para resolver a situação que, inclusive, enfrentou questões judiciais”, explicou o titular da pasta, Silvio Sousa.

O secretário acrescenta que o fato de autorizar novas atividades nos mercados abre outras possibilidades de pessoas interessadas em desenvolver atividades nesses locais, incluindo-se o resgate histórico que representam para Goiânia. “Além de ser um ponto de compras, os mercados são também locais de socialização entres os moradores da capital”, pontuou.

O novo permissionário do Mercado Municipal do Setor Pedro Ludovico, Raimundo Coelho Pinto, disse que já trabalhou no local como açougueiro e que agora tem a oportunidade de abrir o próprio negócio, motivo de muita felicidade. “A minha intenção é trabalhar muito e oferecer produtos de qualidade aos moradores da região do Setor Pedro Ludovico”, afirmou.

Monumento Almirante Tamandaré
Ainda na manhã desta quinta-feira (15/12), o prefeito Rogério Cruz inaugurou o Monumento Almirante Tamandaré, na Praça Tamandaré, localizada na Avenida Assis Chateaubriand, no Setor Oeste. Durante a solenidade, ele lembrou a história do homenageado, Patrono da Marinha do Brasil, e que empresta seu nome à praça.

Prefeito Rogério Cruz participa da solenidade de inauguração do Monumento Almirante Tamandaré, na Praça Tamandaré, no Setor Oeste

No discurso, Rogério Cruz lembrou o almirante Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, dedicou a vida à Armada Imperial Brasileira, chegando a ser membro vitalício do Conselho Militar e de Justiça, que mais tarde se tornou o Supremo Tribunal Militar e, a partir de 1946, Superior Tribunal Militar.

“Pouco depois de alcançar a maioridade, foi confiado a ele, pela primeira vez, o comando de um navio. Anos mais tarde, já como almirante, comandou a Força Naval Brasileira em operações de guerra em duas importantes ocasiões: Campanha Oriental e Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai”, ressaltou o prefeito, ao lembrar de outra passagem relevante, que foi na Proclamação da República do Brasil, em 1889.

“Homenageamos um homem que trouxe para o Brasil segurança e conforto para aqueles que estavam atormentados por guerras. Nos dias atuais, vivenciamos as nossas lutas e nos serve de exemplo”, sublinhou o prefeito. “Graças ao empenho do Almirante Tamandaré, temos hoje a grande Marinha Brasileira e eu fico muito feliz por homenagear a sua representatividade na cidade de Goiânia”, concluiu.

Fotos: Jucimar Sousa

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia