A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), premiou três empresas goianienses por desenvolverem projetos de sustentabilidade na capital, colocando em prática ações de preservação. Na categoria Amigo Verde, o Flamboyant Shopping Center foi o vencedor. Já na categoria Selo de Sustentabilidade, foram vencedoras as empresas Brasal Incorporações, Flamboyant Shopping Center e Pontal Engenharia Construção e Incorporação.

“Ao compartilharmos esse projeto com empresas goianienses, tornamos a sustentabilidade uma realidade. Parabéns às empresas vencedoras. É muito importante pensar e colocar em prática um Goiânia sustentável, que protege e interage com o meio ambiente”, destacou o prefeito Rogério Cruz, ao entregar as premiações aos vencedores.

De acordo com o presidente da Amma, Luan Alves, as empresas concorrentes e vencedoras adotaram ações socioambientais voltadas para conservação, recuperação e promoção da qualidade ambiental. “As premiadas são beneficiadas por ter a qualidade de seus produtos e serviços vinculada à sustentabilidade, o que inclui a eficiência dos processos produtivos”, explicou o titular da Amma.

“Na prática, as empresas que adotam políticas ambientais e são reconhecidas pelo órgão ambiental, abrem as portas em um cenário de alta exigência ambiental, podendo participar de projetos nacionais e internacionais de sustentabilidade”, completou.

O Flamboyant Shopping Center, por exemplo, é uma empresa que realizou recomposição florística do Parque Sabiá e compostagem dos resíduos produzidos na área de alimentação. A empresa também adota energia solar para o heliponto, criou horta no terraço e desenvolveu programa de Educação Ambiental para os colaboradores.

A Construtora Brasal adotou a Praça dos Ipês, no Setor Bueno, para a instalação de lixeiras. A empresa também implantou programa de educação ambiental, realiza reaproveitamento da água da chuva e gerencia os resíduos sólidos com coleta seletiva. Além disso, construiu um ponto para receber os resíduos recicláveis destinados a cooperativas. Outro diferencial é o apoio a uma Organização Não-Governamental que resgata animais de rua.

A Construtora Pontal, por sua vez, adotou o sistema biológico de tratamento de efluente do condomínio. Na organização, a água da chuva é reaproveitada, ação aliada ao uso de energia solar e coleta seletiva do condomínio.

Empresas interessadas em adotar políticas como essas, podem buscar informações e apoio para a adesão na Gerência de Formulação de Políticas e Pesquisa Ambiental da Amma, pelo telefone 3524-1411 ou email: gerfpp@gmail.com.

Foto: Amma

Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) – Prefeitura de Goiânia