O prefeito Rogério Cruz participou, nesta terça-feira (31/01), de duas entregas de kits escolares, de um total de 80 mil que serão distribuídos aos alunos da rede municipal de ensino. No primeiro ato, na Escola Rotary Clube de Goiânia, no Setor Leste Universitário, ele destacou a importância dos equipamentos para o desenvolvimento educacional dos estudantes.

“É um momento muito feliz para todos nós. Trata-se de um compromisso que fizemos no final do ano passado, em evento na Secretaria Municipal da Educação, quando anunciamos que entregaríamos agora em janeiro esses kits de materiais escolares para os nossos alunos”, pontuou o prefeito.

Os kits destinados aos alunos do ensino fundamental 1 (1º ao 5º ano) são compostos de quatro cadernos brochurão com 80 folhas, um caderno de desenho com 96 folhas, duas canetinhas hidrográficas, cinco lápis grafite, duas borrachas brancas, duas caixas de lápis de cor, dois apontadores, uma cola branca, duas caixas de colas coloridas e uma tesoura sem ponta.

Já os materiais entregues aos estudantes do ensino fundamental 2 (6° ao 9° ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) são três cadernos universitários de 200 folhas, dois apontadores com depósito, três borrachas escolares, uma calculadora de bolso com oito dígitos, três canetas esferográficas azuis, duas canetas esferográficas pretas, duas canetas esferográficas vermelhas, uma cola branca (90 gramas), um esquadro 45 graus, um esquadro 60 graus, duas caixas de lápis de cor, quatro lápis grafite, uma régua de 30 centímetros e um transferidor de 180 graus.

Benefícios para educação
Em entrevista à imprensa, Rogério Cruz afirmou que a distribuição de kits escolares “é essencial para a garantia do aprendizado dos alunos da Rede Municipal de Ensino, diante de dificuldades financeiras que muitos pais ainda enfrentam, por conta da pandemia de Covid-19”.

“Nós sabemos que ainda estamos saindo de uma pandemia, e das dificuldades de alguns pais de comprar materiais escolares para seus filhos. Temos casos de pais terem até três filhos numa mesma escola. Então, nada mais justo do que o poder público oferecer condições aos nossos alunos, dando a eles o mínimo de dignidade, disponibilizando esses materiais de qualidade. Temos consciência de que os kits vão trazer benefícios para a educação deles. Nos sentimos muito felizes. Missão dada é missão cumprida”, declarou.

Titular da Secretaria Municipal de Educação, Wellington Bessa, assim como o prefeito, reconheceu as dificuldades financeiras da maioria dos pais de alunos, o que dificulta a aquisição de material escolar ou compra de uniforme. “Nós temos cerca de 115 mil alunos na nossa rede de ensino. Por isso, o objetivo dessa entrega de kits é universalizar a educação e possibilitar que as famílias tenham condições de que seus filhos possam ter acesso à educação”, ressaltou.

Prefeito Rogério Cruz, ao lado do secretário municipal de Educação, Wellington Bessa, faz entrega de materiais escolares a alunos da Rede de Ensino da capital / Foto: Jackson Rodrigues

Para Bessa, os kits escolares possibilitam a universalização do conhecimento, da educação, “e que nossas crianças sejam melhores preparadas para enfrentar o futuro e serem protagonistas de sua própria história”.

Diretora da Escola Municipal de Tempo Integral Rotary Club, Fernanda Kunert informou que, além dos kits escolares, a unidade foi contemplada com livros literários, que reforçarão as salas de leitura e de aula, e também colchonetes para descanso dos alunos nos intervalos. A unidade recebeu dois mil livros literários, 70 brinquedos interativos, 50 brinquedos pedagógicos, 40 colchonetes e materiais para trabalhos administrativos.

A mãe da aluna Larissa Alves, do 2º Ano, Leidiana Alves da Silva, participou da solenidade na Escola Municipal de Tempo Integral Rotary Club, e disse se sentir feliz com a contribuição dos kits da Prefeitura de Goiânia, também compostos por uniformes. “Essa ajuda da prefeitura é de grande valia, uma vez que nós, pais, já temos muitas despesas, e essa atitude vai refletir em outras situações, como na compra de alimentos” observou.

Orçamento familiar
Na segunda entrega de kits escolares, nesta terça-feira (31/01), na Escola Municipal Bom Jesus, no Jardim Novo Mundo, Rogério Cruz reforçou que “a prefeitura abre as portas e investe no acesso à educação”. “Sabemos o impacto que o material escolar causa no orçamento familiar neste início de ano, e não queremos nenhum aluno prejudicado, em Goiânia”, pontuou.

O prefeito ressaltou a importância da presença dos pais no ato de entrega de materiais, porque, segundo ele, representa o comprometimento com a educação dos seus filhos. “É importante que vocês pais acompanhem esse momento. Por isso, o nosso muito obrigado e nossa gratidão por estarem aqui, confiando no nosso trabalho, assim como na ação dos vereadores de Goiânia”, disse.

Em seu discurso, Wellington Bessa destacou os investimentos feitos na gestão Rogério Cruz na unidade de ensino. “Quem tem filho aqui matriculado, sabe a diferença desta escola, do que ela era há mais de dois anos, e do que é hoje. É resultado do que o prefeito fez de investimento na rede física, com novas pinturas, quadra reformada. A educação vive hoje um novo momento”, afirmou.

Para o secretário, “educação se faz com oportunidade de o aluno estar em sala de aula, com condições de oferecer um ambiente com qualidade, com quadra esportiva, uniforme e material escolar”. “O que Goiânia tem buscado hoje, graças ao nosso prefeito, é a oportunidade das nossas crianças, de forma igualitária”, afirmou Bessa.

Prefeito Rogério Cruz destaca importância de materiais escolares na aprendizagem de alunos da Rede de Ensino de Goiânia / Foto: Jackson Rodrigues

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia