A Prefeitura de Goiânia, entregou, nesta segunda-feira (25/02), a primeira remessa de cartões da terceira etapa do programa Renda Família + Mulher, a 675 moradoras das Regiões Centro-Oeste e Sul. Em evento realizado na Escola Municipal Professora Lousinha, no Residencial Itamaracá, o prefeito Rogério Cruz destacou “a diferença que o benefício faz na vida de quem foi tão afetada pela pandemia”.

“Somente nesta tarde, são mais de 600 famílias com a garantia do mínimo de dignidade, que é a comida na mesa”, afirmou. A terceira etapa do programa beneficia, ao todo, 4.280 mulheres, em entregas que ocorrerão até dia 02/05.

O programa, cujas inscrições começaram em outubro de 2021, já beneficiou mais de 8 mil mulheres em situação de vulnerabilidade social nas duas etapas de entrega dos cartões. Para cada pessoa cadastrada, são repassados R$ 1,8 mil divididos em seis parcelas de R$ 300, creditadas no dia 10 de cada mês.

Rogério Cruz ressaltou que o Renda Família +Mulher foi um projeto desenvolvido especificamente para atender às mulheres em situação de vulnerabilidade por conta da pandemia de Covid-19. “Serão mais de 12 mil mulheres beneficiadas por um programa inédito, até hoje, na capital, exclusivo para elas”.

O prefeito também frisou o investimento superior a R$22 milhões no benefício que, além da assistência à mulher, possibilita a movimentação da economia, uma vez que é destinado à compra de alimentos. “Não podemos fazer tudo de uma vez, mas tenham certeza de que, tudo que estiver ao nosso alcance, faremos a quem mais precisa”, assegurou.

Rogério Cruz reforçou que “as goianienses também têm, à disposição, cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pela Secretaria da Mulher, nas mais diversas áreas, que garantem empregabilidade e geração de renda”. O prefeito presenteou as gestantes com enxovais.

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Tatiana Lemos, detalhou o benefício às mulheres presentes, tanto sobre o valor quanto às parcelas. “O tamanho deste programa é a proporção do sonho em levar comida à mesa destas mulheres e suas famílias”, pontuou.

Tatiana também elencou as políticas públicas em prol das mulheres e frisou a importância destas ações “para garantir a autonomia financeira daquelas que sofrem violência, justamente, pela dependência do agressor”. A titular da SMPM destacou, além das capacitações, os serviços disponibilizados pela secretaria, como assistência psicológica e jurídica, além de encaminhamento aos canais de proteção.

Luzia Dias de Souza é moradora da região e uma das mulheres beneficiadas pelo programa nesta etapa. Ela contou que foi à SMPM assim que viu sobre o programa na televisão e, felizmente, foi aprovada. “Já estou com a lista pronta porque, ao sair daqui, passo no supermercado para fazer minhas compras”, pontuou.

A próxima entrega desta etapa será na Escola Municipal Bom Jesus, no Jardim Novo Mundo, nesta terça-feira (26/04). O cronograma da terceira etapa do programa Renda Família +Mulher consta nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Goiânia e a lista das mulheres contempladas está disponível pelo site: https://www.goiania.go.gov.br/renda-familia-mais-mulher/beneficiadas-3-etapa/.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia