Governo e Administração

Rogério Cruz e secretários discutem projetos para cidade inteligente

Entre os desafios estão viabilizar investimentos em fibra ótica, antenas, câmeras inteligentes de monitoramento e outras plataformas inteligentes.

Publicado em: 26 de janeiro de 2021 às 10:41 | última atualização: 27 de janeiro de 2021 às 15:54

Tamanho da fonte:
-A A A+

De Brasília | Reunião na Anatel

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, e secretários municipais se reuniram nesta terça-feira (26/1) com o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler de Morais, na sede do órgão, em Brasília. Cruz cumpre agenda de visitas institucionais na capital federal.

Foram discutidas formas de melhorar a infraestrutura tecnológica da capital para viabilizar o conceito de ‘cidade inteligente’. Entre os desafios estão construir projetos que viabilizem investimentos em fibra ótica, antenas, câmeras inteligentes de monitoramento e outras plataformas inteligentes.

Após o encontro, o prefeito Rogério Cruz comentou que a reunião na Anatel foi extremamente positiva, uma vez que todas as informações necessárias para criação do conceito “Cidade Inteligente” foram repassadas à comitiva de Goiânia. “Saímos da Anatel com a certeza de que em Goiânia temos as condições ideias para implantação do projeto que visa facilitar e melhorar a qualidade de vida da população com projetos que garantam serviços de comunicação via Tecnologia 5G e fibra óptica", pontuou Rogério.

O “Cidade Inteligente” será o primeiro grande projeto do Escritório de Prioridades Estratégicas em conjunto com a Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia. “Essa conversa na Anatel nos ajudou a entender alguns pontos interessantes, primeiro os parâmetros, as cidades referências na área e os projetos de lei que são relevantes sobre o assunto”, afirmou o responsável pelo Escritório de Prioridades Estratégicas, José Frederico Lyra Netto, acrescentando que, após a reunião, ficou claro há possibilidade de implantar o projeto na capital.

Já o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Célio Campos, que integrou a comitiva do prefeito Rogério Cruz, em Brasília, disse que  visita à Anatel teve o objetivo de facilitar a implantação de projetos tecnológicos em Goiânia. “Tivemos acesso aos critérios estabelecidos pela legislação vigente e recebemos o apoio do presidente da Agência, além de ter acesso aos projetos de Smart City implantados em outras capitais, como, por exemplo, de Porto Alegre. A partir de agora vamos avançar em estudos e na prospecção de investimentos para a área de inovação”, concluiu.

Na reunião, os secretários Célio Campos (Inovação, Ciência e Tecnologia), Marcelo Costa (Educação), Euler Morais (Relações Institucionais), José Frederico (Escritório de Prioridades Estratégicas) e Firmino Alves (Particular) foram apresentados a modelos executados em outras capitais brasileiras, como Porto Alegre, e que reforçam a conectividade e a oferta de aplicações tecnológicas.

Lucas de Godoi, da Assessoria de Imprensa do Prefeito

Foto: Jackson Rodrigues