O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, ressaltou nesta sexta-feira (23/4), em encontro com atletas paraolímpicos que vão representar Goiás nos Jogos Paraolímpicos de Tóquio, a importância do esporte para a formação do indivíduo e ainda na qualidade de vida. “Goiânia está se preparando para ser uma capital que vai trazer qualidade de vida através do esporte.”, afirmou ao citar projetos que estão em Brasília, no Ministério responsável por essa área, para a captação de recursos.

Um dos projetos mencionados pelo prefeito é a criação de um Centro Olímpico na capital. Atualmente, não há nenhum equipamento desse tipo para a prática esportiva em Goiânia e, segundo o prefeito, a proposta está em fase avançada na Secretaria Especial do Esporte. “Temos também aprovado em Brasília o nosso velódromo, porque hoje nossos atletas do paraciclismo vão treinar em outros estados e, quando trouxermos para cá, daremos uma força maior para eles, além de criarmos novas equipes na capital.”, acrescentou.

No encontro desta manhã, no Centro de Excelência do Esporte, as atletas Adria de Jesus Silva, Jani Freitas Batista, Nuria de Almeida e Luiza Fiorese Guiso, que vão competir na modalidade Vôlei Sentado, recepcionaram o prefeito. Além destas, Pamela Pereira, que não pode participar, também faz parte do time. No Tiro ao Arco serão Helcio Perillo e Andrey Muniz, além de Carlos e Victor no Paraciclismo. “Essas meninas dormem com a bola na cabeça e entregam conquistas o tempo todo para a cidade e para o Estado, por meio do suor”, reconheceu Cruz.

Os atletas explicaram ao prefeito a dinâmica do Tiro ao Arco, como a velocidade da flecha, que alcança 320 metros por segundo. “Nenhum campeonato foi cancelado por causa do vento. Já tiveram eventos que o vento mudava a direção do arco para outro alvo e, ainda assim, o evento aconteceu”, explicou Carlos ao mencionar ainda a adaptação canhota ao equipamento. “Para mirar, naturalmente me tornei canhoto”, brincou.

O secretário de Estado de Esportes, Handerson de Paula, reconheceu o compromisso e dedicação da equipe que treina no equipamento gerido pelo Governo de Goiás. “Contamos muito com a ajuda de vocês para representar Goiás. Rumo à vitória”, afirmou o secretário.

Também participaram da agenda o secretário municipal de Esportes, Álvaro Alexandre, o secretário executivo da pasta, Jordevá Rosa, o deputado estadual Vinícius Cirqueira e os vereadores Leandro Sena e William Veloso.

Lucas de Godoi, da Diretoria de Jornalismo

Fotos: Francis Maia