O prefeito Rogério Cruz destacou importância do trabalho do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) de orientação aos gestores sobre receitas e administração pública, durante abertura do 12º Encontro Regional do TCM, na manhã desta terça-feira (09/08). O evento debateu desenvolvimento regional sustentável e economia municipal, receitas públicas, burocracia e processo administrativo.

Em entrevista à imprensa, Rogério Cruz ressaltou o trabalho desenvolvido pelo órgão, que auxiliou municípios durante a pandemia de Covid-19, principalmente na reformulação de contratos. “Nós tivemos muitos problemas, na pandemia, com empresas executoras de obras e serviços. Cerca de 70% dos contratos feitos antes de 2020 foram refeitos ou revistos. O apoio do TCM foi muito importante para que fizéssemos jus ao erário público com transparência e muita responsabilidade”, disse.

Rogério Cruz ressaltou, ainda, que o encontro organizado pelo TCM é esclarecedor e didático, em relação ao que acontece no cotidiano da administração pública. “Esse evento é justamente para servidores técnicos das prefeituras. Tudo que será mostrado aqui hoje é o que é executado no cotidiano dos municípios. Na capital não é diferente, e nós temos a obrigação de fazer o correto, de controlar o que sai dos cofres públicos”, afirmou.

O governador Ronaldo Caiado também participou da solenidade de abertura do encontro. Ele afirmou que “o trabalho executado pelo TCM é educativo, visando o melhor interesse do cidadão”. “A ação do TCM é, como nós veremos neste congresso, extremamente educativa. Ele não está ali para punir, está ali para orientar. Mas exige que as pessoas cumpram as formalidades que são impostas aos gastos públicos, como a transparência e a prestação de contas pelo serviço prestado. No momento em que nós temos um TCM que tem esta visão de cada vez mais fazer com que o cidadão melhore a sua condição de vida, nós não apenas temos que aplaudir como respeitar”, disse.

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Joaquim de Castro, explicou que o órgão mantém uma boa relação com os municípios, e elogiou a forma como estão sendo executados os gastos públicos. “Nós temos uma relação extremamente positiva com os municípios, tendo em vista que o gasto público é cada vez mais eficiente, realizado de forma bastante parcimoniosa. O gestor tem que ter confiança no TCM porque ele está ali mais para orientar do que para punir. Buscamos a harmonia entre os órgãos de controle e a gestão pública”, declarou.

Encontro
O 12º Encontro Regional do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) é um evento voltado para prefeitos, vereadores, servidores públicos municipais e do Tribunal, estudantes e sociedade civil organizada. A programação conta com debates sobre desenvolvimento regional sustentável e economia municipal, receitas públicas, burocracia, processo administrativo e impactos ante a nova Lei de Licitações, tecnologia e inovação, integridade, ética e transparência. Inclui, ainda, mesa redonda sobre retomada econômico-financeira.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia