Ao participar, na manhã desta sexta-feira (01/07), de evento alusivo ao Dia Nacional do Corpo de Bombeiros, o prefeito Rogério Cruz ressaltou importância de parceria da gestão com o Corpo de Bombeiros para salvar vidas. Na ocasião, prefeito recebeu a Honraria de Mérito Dom Pedro II, destinada a pessoas que prestaram relevantes serviços para a corporação.

“O Corpo de Bombeiros é formado por homens e mulheres que estão dispostos a salvar vidas, independentemente das circunstâncias. Fica a nossa gratidão e reconhecimento por tudo que os senhores têm feito em Goiás e até fora do nosso Estado”, afirmou Rogério Cruz, em referência à atuação da corporação em desastres de repercussão nacional, como o rompimento da barragem em Brumadinho, em Minas Gerais.

O prefeito também afirmou “que o município está de portas abertas para ampliar a parceria com a corporação”. Ele citou ações como a liberação de áreas para construção de estruturas de apoio para o Corpo de Bombeiros e para a Polícia Militar, além das motolâncias, que devem retornar em breve ao SAMU.

“Nós estamos ampliando o nosso SAMU. Vamos voltar com as motolâncias para ajudar no socorro. Equipes que atendem na frente e diminuem drasticamente o tempo de socorro em situações como ataques cardíacos. Iremos começar com duas equipes, e ampliar o serviço gradativamente”, disse.

O vice-governador Lincoln Tejota esteve presente no evento representando o governador Ronaldo Caiado. Em discurso, Lincoln ressaltou a colaboração administrativa entre governo estadual e prefeitura. “Só temos a agradecer ao Rogério Cruz pela dedicação e prontidão para tudo que chamamos para fazer pela população de Goiânia. Você é o homem certo na hora certa”, afirmou.

O Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Washington Luiz Vaz Junior, disse que a data é uma oportunidade para destacar a força do compromisso da corporação com os goianos. “Tudo isso, com brilho no olhar e satisfação coletiva. Somos uma corporação jovem, mas que conseguimos, ao longo do tempo, ser referência nacional na qualidade de prestação de serviços”, disse.

O coronel atribuiu o sucesso dos programas desenvolvidos na capital ao empenho do prefeito. “Meu amigo Rogério Cruz, o trabalho desenvolvido na capital só acontece porque o senhor acredita nele”, afirmou.

Homenagem
O prefeito Rogério Cruz foi agraciado com a Honraria de mérito dom Pedro II, a maior homenagem da corporação. Ela é destinada a quem presta relevantes serviços ao Corpo de Bombeiros. A homenagem recebe o nome do imperador porque foi Dom Pedro II que regulamentou o Corpo de Bombeiros por meio do Decreto Imperial número 1.775, de 1856. Antes, quando acontecia um incêndio, eram os próprios moradores, avisados por sinos e utilizando baldes, que apagavam as chamas.

Compareceram ao evento os secretários estaduais Coronel Brum (Segurança Pública), Jorge Luiz Pinchamel (Casa Civil), Antônio Carlos (Cultura), Fabrício Amaral (Goiás Turismo), Josimar Pires (Administração Penitenciária); os prefeitos Marden Júnior (Trindade), Carlão da Fox (Goianira), Pábio Mossoró (Valparaíso); a deputada federal Flávia Morais; o comandante da base administrativa do Comando de Operações Especiais do Exército, coronel Júlio Cézar; o presidente da OAB Goiás, Rafael Lara; os deputados estaduais Major Araújo e Wilde Cambão; o juiz de Direito Hamilton Carneiro; os secretários da prefeitura de Goiânia, Michel Magul (Governo) e Tiãozinho Porto (Executivo); e os vereadores por Goiânia, Anselmo Pereira, Cabo Senna e Isaías Ribeiro.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia