Em evento realizado na manhã desta segunda-feira (07/11), o prefeito Rogério Cruz batizou, como Centro Cultural Mercado Popular da 74 Marília Dias Mendonça, no Setor Central, um dos principais espaços culturais da capital.

A proposta, de autoria do vereador Geverson Abel, que virou Lei, de número 10.840, foi sancionada pelo prefeito em homenagem póstuma à cantora sertaneja goiana.

Ao assinar o documento, Rogério Cruz comentou que é sempre justo homenagear pessoas que sempre levaram o nome de Goiânia, bem como de Goiás, mundo afora. “Nada mais justo do que homenagear a artista de Goiás que conquistou o coração de goianienses e de brasileiros de todos os cantos do país”, pontuou, lembrando que sanção da lei é um reconhecimento e gratidão por tudo que ela já fez pela cidade, “e sempre reforçando o nome de Goiânia por onde passava”.

Como músico, Rogério Cruz lembrou, ainda, que Goiânia é celeiro da música sertaneja, além de outros ritmos, mas, conforme ele, ao colocar o nome de Marília Mendonça para o Mercado Popular da 74, que é tão importante em Goiânia, é motivo de muita honra e alegria. “Tenho certeza que a família também reconhece tudo o que estamos fazendo para homenagear ela, que foi um ícone da música sertaneja”, avaliou.

Aos participantes do evento, o prefeito salientou que, agora, o Centro Cultural Popular da 74 Marília Dias Mendonça é reconhecido pelos seus eventos culturais, além dos restaurantes que oferecem a tradicional comida goiana. “Aqui é possível saborear vários pratos típicos da cidade de Goiânia, bem como de Goiás, que são deliciosos. Garanto, e venham visitá-lo”, convidou.

Na justificativa da homenagem, Geverson Abel relembrou diversas passagens artísticas da cantora, natural de Cristianópolis, mas criada em Goiânia, desde os 12 anos. “Marília Mendonça é ícone da música sertaneja, e será lembrada por gerações pelo legado deixado”, escreveu o vereador no texto da proposta.

No evento, ele falou, também, que a Marília Mendonça levou o nome de Goiás para todos os cantos do Brasil e do mundo. “Uma artista de enorme talento e carisma. Nossa proposta é apenas uma singela homenagem a essa fabulosa cantora”, disse Geverson Abel.

Referência no sertanejo
O titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa, Sílvio Souza, pontuou que, hoje, a cantora Marília Mendonça é lembrada na voz de dezenas de artistas e musicistas, que cantam suas melodias, e que deixa para todos, segundo ele, a sua sensibilidade. “O Mercado Popular é um espaço extremamente democrático, aqui encontramos pessoas de todos locais, com um único objetivo, que é reviver as delícias do nosso Estado”, pontuou.

Para o comerciante Jair do Prado, conhecido como Jajá, a homenagem é justa, por tudo que a cantora fez pelo Estado Goiás, o Brasil e o mundo. “Marília Mendonça foi autora de um estilo musical diferente, e que relatava a sofrência, e sempre enaltecia a nossa querida Goiânia. Estou muito feliz com essa homenagem, que pode atrair mais frequentadores para esse lugar tão agradável”.

Acidente aéreo
Marília Mendonça morreu no dia 5 de novembro de 2021, vítima de acidente aéreo. A aeronave, que saiu de Goiânia com cinco ocupantes, caiu perto da cidade de Caratinga, em Minas Gerais, onde a artista faria um show. Todos os ocupantes morreram.

Participaram do evento de batismo do Mercado Popular da 74, com o nome de Marília Mendonça, a primeira-dama Thelma Cruz; o superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael; procuradora-geral do Município, Tatiana Accioly; controlador-geral do Município, Gustavo Cruvinel; os secretários de Cultura, Zander Fábio, de Mobilidade, Horácio Melo, de Relações Institucionais, Valéria Pettersen, de Políticas para Mulheres, Tatiana Lemos, de Planejamento Urbano e Habitação, Valfran Ribeiro, presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos, Tarcísio Abreu, presidente da Agência de Eventos, Turismo e Lazer, Valdery Júnior, além dos vereadores Anselmo Pereira, Juarez Lopes, Willian Veloso, Edgar Duarte, Leandro Sena e Thialu Guiotti.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia