O prefeito Rogério Cruz assinou o repasse de mais de R$ 5,2 milhões em emendas impositivas para entidades filantrópicas, na tarde desta quinta-feira (29/12), no Paço Municipal. Os recursos são provenientes de emendas impositivas federais, municipais e de chamamento público para entidades com trabalhos sociais na capital.

“Nós apoiamos as entidades filantrópicas porque reconhecemos a importância dessas ações para a sociedade. Eu particularmente atuei em ações como essa ao longo da minha vida, então fica ainda mais nítido a importância desse trabalho complementar ao do poder público para quem está na ponta”, afirmou Rogério Cruz, que destacou, ainda, o papel do Legislativo ao identificar e destinar recursos para as entidades que realizam trabalho de excelência.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SEDHS), Nélio Fortunato, explicou que os recursos já estão nas contas das entidades beneficiadas, e citou o avanço nos atendimentos pela pasta no último ano, quando o número de inscritos subiu de 132 mil para 180 mil e foram realizados cerca de R$10 milhões em repasses para entidades. “Vocês têm o nosso reconhecimento e respeito pelo trabalho que realizam pela população da nossa cidade”, disse.

O líder do prefeito na Câmara, Anselmo Pereira, discursou em nome dos membros do Legislativo Municipal na solenidade. O decano ressaltou o trabalho complementar das entidades em relação aos serviços e programas públicos. “As entidades filantrópicas são um dos maiores colaboradores da administração pública. Elas suprem com grande competência parte da demanda social. São pessoas que dedicam sua vida, seu tempo, sem esperar nada em troca, exceto, talvez, as bênçãos de Deus”, afirmou o vereador.

Entidades
Rubia Barbosa, do Ministério Terra Fértil, discursou em nome do terceiro setor. Ela afirmou que o repasse das emendas é inédito na capital. “Eu tenho dito que o que nós estamos vivendo nesta gestão nunca aconteceu antes. Nós temos uma terra fértil de secretários, gestores e servidores em que podemos chegar e conversar, tirar dúvidas e aprender”, disse, agradecendo também aos vereadores e deputados federais pelo apoio ao atendimento social desenvolvido pelas entidades.

Daniela Gilka, da Associação dos Idosos do Jardim Balneário Meia Ponte, também elogiou a disponibilidade dos secretários ao atender as demandas das entidades. “Não posso deixar de citar o quanto estão fazendo a diferença no trabalho dessas instituições. Nós nunca tivemos tanto acesso como na gestão do prefeito Rogério Cruz. Você liga para um secretário e ele atende às 11 horas da noite. Nós sabemos como funciona a burocracia, mas as coisas estão andando tão rápido que eu tenho certeza que é por determinação do prefeito”, relatou.

O deputado federal Francisco Júnior também elogiou a atuação da prefeitura no apoio ao terceiro setor. Ele disse que, antes, destinava as emendas, mas o dinheiro não chegava para as entidades. “Agora estamos aqui assinando o repasse. E já foi comprovado que as entidades conseguem fazer três vezes mais com o recurso do que o poder público e a iniciativa privada, porque as entidades reúnem gente de todas as realidades e de boa vontade para fazer bem, que entregam muito mais do que seis horas de trabalho”, disse.

Também participaram da solenidade os vereadores Izaias Ribeiro, Sabrina Garcez, Léia Klebia, Dr. Gian, Gabriela Rodart, Igor Franco, Paulo Henrique da Farmácia, Thialu Guiotti, Leandro Sena, Edgar Duarte e Henrique Alves.

Foto: Jackson Rodrigues

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia