Rogério Cruz assina protocolo de intenção com ABDI para transformar Goiânia em cidade inteligente
Última atualização em 02 setembro 2022 às 18h06
Cooperação ocorrerá por meio da realização de estudos, intercâmbio de informações, conhecimento e experiências, com objetivo de desenvolver projetos, indicadores e pesquisas nas áreas de interesse da prefeitura e da entidade. “Nossa meta é transformar Goiânia em uma cidade verdadeiramente inteligente, com tecnologia de ponta, e essa tecnologia não será apenas para o poder público, mas, principalmente, para a população”, destaca prefeito

O prefeito Rogério Cruz assinou, nesta sexta-feira (02/09), protocolo de intenções com o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, com objetivo de transformar Goiânia em cidade inteligente.
De acordo com o termo, haverá ampla cooperação das partes, no âmbito de suas competências institucionais, para o desenvolvimento de atividades conjuntas, visando à disponibilização de informações técnicas e a conjugação de esforços, competências, e conhecimentos técnicos para o desenvolvimento de ações mútuas de interesse na temática de cidades inteligentes.
A cooperação poderá ocorrer por meio da realização de estudos, intercâmbio de informações, conhecimento e experiências, visando ao desenvolvimento de projetos, indicadores e pesquisas nas áreas de interesse da prefeitura e da ABDI, cujas atividades serão delineadas em acordos específicos, como convênios, por exemplo.
“Nossa vontade é transformar Goiânia em uma cidade verdadeiramente inteligente, com tecnologia de ponta, e essa tecnologia não será apenas para o poder público, mas, principalmente, para a população”, destacou Rogério Cruz, no ato de assinatura. “Com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, conversamos sobre tecnologias que visam melhorar a qualidade de vida do cidadão”, pontuou.
O secretário do Escritório de Prioridades Estratégicas, Felipe Alves, explica que o decreto que regulamenta o Sandbox está em fase de elaboração, pela Casa Civil, e deverá ser publicado, no Diário Oficial do Município, nesta primeira quinzena de setembro, depois de assinado pelo prefeito.
Segundo Felipe Alves, o termo de intenção significa o primeiro passo, segundo recomendações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ou Econômico (OCDE), para que Goiânia se torne, efetivamente, uma cidade inteligente por meio da parceria com a ABDI, que está auxiliando na criação do Sandbox regulatório de Goiânia, e que também auxiliará na atração de empresas e investimos para o município.
Sandbox, de acordo com o titular do Escritório de Prioridades Estratégicas, é uma área delimitada para testes de tecnologias, inovações e soluções para as cidades, com investimentos das empresas que aderirem ao chamamento público.
*Ambiente tecnológico*
A ABDI, dentro do projeto Cidades Inteligentes, promove a criação de ambientes de testes de tecnologias – Sandbox Regulatório de Cidades Inteligentes, que tem como objetivo a implantação de cases reais de soluções tecnológicas para Smart Cities, no território nacional.
Foto: Jackson Rodrigues
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia