O prefeito Rogério Cruz assinou, nesta sexta-feira (02/09), protocolo de intenções com o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, com objetivo de  transformar Goiânia em cidade inteligente.

De acordo com o termo, haverá ampla cooperação das partes, no âmbito de suas competências institucionais, para o desenvolvimento de atividades conjuntas, visando à disponibilização de informações técnicas e a conjugação de esforços, competências, e conhecimentos técnicos para o desenvolvimento de ações mútuas de interesse na temática de cidades inteligentes.

A cooperação poderá ocorrer por meio da realização de estudos, intercâmbio de informações, conhecimento e experiências, visando ao desenvolvimento de projetos, indicadores e pesquisas nas áreas de interesse da prefeitura e da ABDI, cujas atividades serão delineadas em acordos específicos, como convênios, por exemplo.

“Nossa vontade é transformar Goiânia em uma cidade verdadeiramente inteligente, com tecnologia de ponta, e essa tecnologia não será apenas para o poder público, mas, principalmente, para a população”, destacou Rogério Cruz, no ato de assinatura. “Com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, conversamos sobre tecnologias que visam melhorar a qualidade de vida do cidadão”, pontuou.

O secretário do Escritório de Prioridades Estratégicas, Felipe Alves, explica que o decreto que regulamenta o Sandbox está em fase de elaboração, pela Casa Civil, e deverá ser publicado, no Diário Oficial do Município, nesta primeira quinzena de setembro, depois de assinado pelo prefeito.

Segundo Felipe Alves, o termo de intenção significa o primeiro passo, segundo recomendações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ou Econômico (OCDE), para que Goiânia se torne, efetivamente, uma cidade inteligente por meio da parceria com a ABDI, que está auxiliando na criação do Sandbox regulatório de Goiânia, e que também auxiliará na atração de empresas e investimos para o município.

Sandbox, de acordo com o titular do Escritório de Prioridades Estratégicas, é uma área delimitada para testes de tecnologias, inovações e soluções para as cidades, com investimentos das empresas que aderirem ao chamamento público.

*Ambiente tecnológico*
A ABDI, dentro do projeto Cidades Inteligentes, promove a criação de ambientes de testes de tecnologias – Sandbox Regulatório de Cidades Inteligentes, que tem como objetivo a implantação de cases reais de soluções tecnológicas para Smart Cities, no território nacional.

Foto: Jackson Rodrigues

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia