Em atendimento à reivindicação de feirantes, o prefeito Rogério Cruz assinou, nesta terça-feira (17/01), decreto que amplia o horário de funcionamento da Feira Hippie, com instalação de barracas após a 0h de sexta-feira, e funcionamento das 6h às 15h de domingo. A flexibilização começa a valer a partir desta sexta-feira (20/01) e segue até 19 de fevereiro de 2023.

A prefeitura já havia expandido o horário de funcionamento da Feira Hippie, de 18 de novembro a 31 de dezembro de 2022, também a pedido da Associação dos Feirantes, tendo em vista as festas de final de ano, com aumento das vendas.

Prefeito Rogério Cruz e comitiva na vistoria de obras de revitalização da Praça do Trabalhador, a cargo da Comurg

“Sensível ao pedido dos feirantes, o prefeito Rogério Cruz concedeu essa autorização. A liberação da feira às sextas-feiras vem para ajudar o feirante, com mais esse dia de venda dos seus produtos. Sabemos que o fluxo na região é intenso, e o feirante pede muito por isso”, afirma o secretário de Desenvolvimento e Economia Criativa, Silvio Sousa.

Após o fim da flexibilização, o novo decreto estabelece que a feira, situada entre a Rua 44 e o Terminal Rodoviário de Goiânia, no Setor Norte Ferroviário, terá montagem normal das bancas após as 20h de sexta-feira, e funcionamento de 6h do sábado às 15h de domingo.

A autorização de funcionamento da feira a partir das sextas-feiras tem por objetivo, segundo Rogério Cruz, de “fomentar a economia da capital goiana e, consequentemente, promover a geração de renda para muitos negócios que ainda sofrem impacto da pandemia”.

“É de conhecimento nacional que a Feira Hippie é um bem imaterial e patrimonial do Município de Goiânia, que integra a história desta capital, e representa uma referência cultural e comercial da capital de Goiás. Em especial, nas datas comemorativas, como o Carnaval, atrai consumidores de todo Brasil que buscam adquirir peças e artesanatos no atacado para revenda em suas cidades”, pontua o prefeito, na justificativa de mudança do horário de funcionamento da feira.

O prefeito salienta, também, que é dever do poder público municipal a regulamentação do funcionamento das feiras, por se tratar de matéria de gestão administrativa, de competência privativa do chefe do Poder Executivo.

“Ademais, compete ao Município de Goiânia a atribuição de ordenar as atividades urbanas, fixar condições e horários e conceder licença ou autorização para abertura e funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais, prestacionais e similares, respeitada a legislação do trabalho e sobre eles exercer inspeção e cassar a licença, nos exatos termos do inciso XXI do art. 11 da Carta Municipal”, destaca Cruz.

Prefeito Rogério Cruz inspeciona instalações que fazem parte da revitalização da Praça do Trabalhador

Vistoria
Na tarde desta terça-feira (17/01), o prefeito Rogério Cruz vistoriou as obras de revitalização da Praça do Trabalhador, para conferir o andamento dos trabalhos. “A praça já está em sua fase final e, em breve, vamos entregar este espaço tão esperado. Uma grande construção para o povo goianiense trabalhador, e que está com 95% das obras concluídas”, afirmou.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia