O prefeito Rogério Cruz, em visita ao Centro de Zoonoses de Goiânia, na manhã desta terça-feira (16/08), apresentou projeto arquitetônico de reforma da unidade, que é vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com objetivo de promover bem-estar aos animais acolhidos.

O documento determina finalização do projeto estrutural para a execução das obras de revitalização. A previsão é de que os serviços comecem dentro de 60 a 90 dias, com prazo de conclusão de cinco a seis meses.

O Centro de Zoonoses está localizado na GO-020, Km 08, na Fazenda Vale das Pombas, e passará por reforma pela primeira vez desde que foi inaugurado, em 2006. O projeto prevê melhoria dos canis e gatis para que os animais tenham maior conforto, adequações no manejo e no fluxo de trabalho, intervenções na parte administrativa e nos laboratórios.

Serão executados, ainda, serviços de reforma do telhado, parte elétrica e hidrossanitária, e ampliação dos laboratórios de leishmaniose, entomologia e esporotricose.

“O Centro de Zoonoses será readequado para oferecer mais qualidade e comodidade aos animais. O projeto que apresentamos mostra o cuidado que temos com os animais, por meio dos serviços oferecidos por esta unidade”, disse o prefeito, em entrevista à imprensa, após vistoriar instalações e serviços oferecidos aos animais.

“Estamos constatando que o local está limpo, com todas as baias bem cuidadas. Mas isso não basta. Nós temos que readequar todo o espaço para todo tipo de animal, de pequeno e grande porte, como cães e cavalos, por exemplo”, destacou.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, o Centro de Zoonoses é uma unidade de combate a doenças causadas por vetores animais, como leishmaniose. “É um centro de pesquisa que conta com laboratórios, e que abriga animais que estão nas ruas, como gatos e cães, inclusive cavalos, e demais animais de grande porte. Adequar o espaço às normas do Ministério da Saúde, tratar os animais com dignidade e trabalhar na prevenção de doenças, é fundamental que se tenha um ambiente adequado para isso”, pontuou.

Além do bem-estar animal, Rogério Cruz reforça que a revitalização do espaço trará dignidade aos servidores que trabalham no local. Diretor do Centro de Zoonoses, Murilo Reis ressalta que os serviços de revitalização não buscam aumentar a capacidade de acolhimento de mais animais, e sim proporcionar mais comodidade aos que já estão na unidade, que são cerca de 50.

Acolhimento
Desde o início da gestão, Rogério Cruz afirma que sempre teve um olhar especial voltado para o Centro de Zoonoses, responsável pelo acolhimento de animais. “Esse cuidado que nós temos é com todos os serviços oferecidos pela unidade”, frisou.

“Há um bom tempo temos cobrado, do Centro de Zoonoses, um olhar especial de acolhimento e guarda de animais, e o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, se prontificou a mudar a realidade da unidade”, reforça o prefeito, acrescentando que “a pandemia atrapalhou um pouco a implantação de melhorias, mas que agora a reforma será executada, com implementação de adequações, em conformidade com normas do Ministério da Saúde”.

Participaram da apresentação do projeto arquitetônico o presidente do Conselho de Medicina Veterinária, Rafael Vieira, e os vereadores Anselmo Pereira, pastor Marcos Rosa e Raphael da Saúde.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Centro de Zoonoses Goiânia

prefeitura de goiânia

saúdegyn

Zoonoses