O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, e o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, acompanharam na manhã desta segunda-feira (25/1) a vacinação de moradores da Residência Terapêutica I da Região Leste, no Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta, localizado na GO-403, KM8. Até o momento, 6.241 pessoas foram vacinadas e, dessas, 695 são idosos que vivem em abrigos e residências terapêuticas, conforme estabelece o Plano de Imunização do Ministério da Saúde.

Assim que chegou ao local da vacinação, o prefeito Rogério Cruz confidenciou que o momento é muito importante e que não poderia deixar de acompanhar. “Sempre que possível, farei questão de presenciar cada etapa desse momento que é histórico para nós moradores de Goiânia”, disse o chefe do Executivo Municipal, ao acrescentar a importância do avanço da campanha de vacinação. “Vamos seguir à risca o grupo prioritário determinado pelo Ministério da Saúde”, frisou.

“Nós entendemos o quão necessária é essa vacina, pois ela salva vidas, além de ser um passo importante da vitória da ciência contra a pandemia”, comentou o prefeito. Conforme ele, com a primeira remessa de 22 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca, mais pessoas terão acesso ao imunobiológico. “Ficamos muito felizes ao receber mais 22 mil doses para cumprir nossa tarefa com a esperança”, citou, sublinhando que a pandemia ainda não passou. “Esse é mais um momento que contamos com a colaboração de todos para, juntos, sairmos dessa”, concluiu.

Vacinação contra a Covid-19 no Hospital de Dermatologia Sanitária e Reabilitação

Para o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Durval Pedroso, o Plano de Vacinação está sendo cumprido de forma bastante eficiente. “Estamos indo até onde as pessoas que precisam ser vacinadas estão, não causando nem um tipo de transtorno, fazendo tudo de maneira bastante segura”, avaliou o secretário. Segundo ele, o objetivo é avançar ainda mais o cronograma da pasta. “Queremos, ainda nesta semana, alcançar o máximo possível de pessoas deste primeiro grupo prioritário”, afirmou.

O senhor Jânio Garcia Rezende, 63 anos, foi o primeiro a ser vacinado na Residência Terapêutica I e contou sobre o fato de ter sido imunizado pela equipe que se deslocou até à unidade de saúde. “Agora estou tranquilo e não terei essa doença tão ruim que tirou tantas vidas”, falou agradecido. Já o Adelson Rodrigues, 53 anos, ao ser vacinado, contou ao prefeito Rogério Cruz que estava muito feliz pelo o momento vivido. “Nem sei como demonstrar minha felicidade, prefeito. E qualquer coisa que precisar, estamos aqui”, brincou.

Mauro Júnio, da Diretoria de Jornalismo, com informações de Sirlene Mendonça

Fotos: Jackson Rodrigues