O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, abriu, neste sábado (09/04), 2ª Caravana do Bem – Prefeitura que Cuida no 4º Mutirão Governo de Goiás, com oferta de mais de 50 serviços gratuitos à população de mais de 40 bairros da Região Leste da capital.

Logo no início da manhã, prefeito entregou mais de mil cartões do programa Renda Família + Mulher, que garante R$ 1.800 divididos em parcelas de R$ 300 durante seis meses, a mulheres em situação de vulnerabilidade. “Benefício promove justiça social e garante alimentos na mesa de quem mais precisa”, afirmou.

Em seguida, 300 famílias do Jardim Conquista e do Jardim Goiás Área I foram contempladas com as escrituras de suas casas. Durante a entrega, o prefeito frisou que o Programa Primeira Escritura, da prefeitura, traz segurança às famílias.

“Com essa escritura em mãos, cada família contemplada pode, após longa espera, colocar a cabeça no travesseiro com a certeza de que a casa é dela e ninguém vai tirar”, observou.

Para ampliar o atendimento na área da saúde, o prefeito entregou a revitalização de duas Unidades de Saúde da Família, uma no Recanto das Minas Gerais e outra no Jardim Dom Fernando II. Locais receberam reparos na estrutura, troca de telhado, pintura, dentre outros serviços.

“Saúde é prioridade; por isso, a Região Leste agora conta com unidades mais confortáveis para garantir atendimento de qualidade à população”, afirmou Rogério Cruz.

O prefeito percorreu estandes da prefeitura e do governo estadual, e afirmou: “Nosso propósito é atender principais demandas da população”. Ao lado do secretário-geral da Governadoria, Adriano Rocha Lima, que representou o governador Ronaldo Caiado no Mutirão, Rogério Cruz reforçou que o lema da parceria entre as gestões municipal e estadual é “levar o governo para perto das pessoas”. “Quem ganha com essa parceria é a população, em especial pessoas mais vulneráveis”, observou.

Adriano Rocha Lima, por sua vez, destacou a importância dos serviços prestados e citou alguns, dentre eles, vacinação contra a Covid-19 e Influenza, no estande da prefeitura; oferta de 4 mil vagas de emprego, atendimento veterinário para animais de estimação, e opções de lazer para todas as idades.

“É uma série de serviços disponíveis à população da Região Leste, e até mesmo para quem mora um pouco mais distante e virá aqui. É uma festa da cidadania e da democracia, que mostra a importância da ação conjunta entre o Governo de Goiás e a Prefeitura de Goiânia”, disse.

Após agenda de entregas, o prefeito Rogério Cruz seguiu para evento em comemoração ao Dia da Atenção à Saúde do Motorista, no Sest/Senat. Organizado pela Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), a ação conta com atividades culturais, esportivas e de cuidados com saúde voltadas para condutores de ônibus.

Serviços da Caravana do Bem – Prefeitura que Cuida
A Secretaria Municipal de Administração (Semad) montou estandes do Atende Fácil e presta serviços de cadastro de empresas e MEI; negociações de IPTU e ISS; cálculo do ITBI; cadastros para habitação e pessoa física; serviços de Processo Eletrônico Digital (PED); cadastro de Feirante Livre e Especial, Ambulante, Food Truck e Permissionário de Mercado; Alvará Fácil; emissão de Duams; protocolos de Processos de Poda e Extirpação; Vistoria de Arborização (Amma) e demais secretarias; acesso à Nota Fiscal Eletrônica e avulsa; solicitação de escritura; alteração de cadastro imobiliário e emissão de certidões.

A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) emite cartão de estacionamento para idosos, gestantes, lactantes e Pessoas com Deficiência (PCDs).

A pasta de Desenvolvimento Humano e Social realiza cadastramentos no CadÚnico, confecciona Carteirinha do Idoso, e presta orientação sobre benefícios e programas de assistência social.

A Secretaria Municipal de Saúde aplica vacinas contra a Covid-19 e antirrábica, além de oferecer testagem ampliada, exames ginecológicos, mamografia e distribuição de kits escolares. No estande da Educação, o público conhece os projetos de Reconhecimento Facial e Laboratório Maker – Robótica; recebe mudas distribuídas pelo Horta Escolar; tem acesso a vídeos e livros na Kombiteca; pintura fácil, e se informa sobre matrículas e lotação de servidores.

Além de distribuir mudas de plantas medicinais e nativas do cerrado, a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) orienta quanto ao plantio das espécies. As equipes também tratam da renegociação de multas; consulta para animais de pequeno porte; orientações sobre Licenciamento Ambiental e Licença Fácil, poluição visual e sonora, poda e extirpação de árvores.

O prefeito Rogério Cruz abre 2ª Caravana do Bem – Prefeitura que Cuida no 4º Mutirão Governo de Goiás, com oferta de 50 serviços gratuitos à população da Região Leste da capital: ação ocorre neste sábado (09/04) e domingo (10/04), no Jardim Abaporu

Ações nos bairros
Em ações que antecedem o Mutirão, a Companhia de Urbanização (Comurg) realizou força-tarefa para limpeza em 41 bairros da Região Leste da capital. Foram realizados serviços como remoção de entulhos, roçagem do mato alto, poda de grama e de árvores, rastelação, capina e pintura de meio-fio.

A força-tarefa também realizou a troca de lixeiras; fez reparos nas calçadas, nos equipamentos de academias ao ar livre e em parques infantis; manutenção preventiva na iluminação; substituição de bancos de madeira danificados; além de reparos nos alambrados e campos de futebol.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e os Agentes Comunitários de Endemias (ACEs) intensificaram as visitas domiciliares para verificação e orientações quanto às condições de saúde das famílias. Já os ACEs verificaram os imóveis quanto à possível existência de focos do mosquito Aedes aegypti.

Entre os serviços executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), estão a limpeza das bocas de lobo, bueiros e galerias pluviais; reparos no asfalto e patrolamento de vias não asfaltadas; recuperação de meios-fios e bocas de lobo; troca de lâmpadas; e manutenção de campos de futebol.

A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) revitalizou parques e áreas verdes da região. Já a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) realizou frente de serviços de sinalização viária na região. No total, 24 setores foram atendidos até a última sexta-feira (08/04).

Expectativa é que sejam superados os 120 mil atendimentos da última edição, em março, no estacionamento do Portal Sul Shopping.

Bairros atendidos pela Caravana do Bem – Prefeitura que Cuida
Bairro Santo Hilário, Santo Hilário Extensão, Santo Hilário II, Conjunto Caiçara, Conjunto Palmares, Colônia Santa Marta, Fazenda Retiro, Jardim Abaporu, Aroeiras, Jardim Conquista, Dom Fernando I, Dom Fernando II, Jardim Lageado, Maria Helena, Loteamento Expansão Grande Retiro, Grande Retiro, Tupinambá dos Reis, Vila Pedroso Extensão, Parque das Amendoeiras, Parque das Amendoeiras I, Residencial Campos Verdes, Carlos de Freitas, Costa Paranhos, Residencial Havaí, Havaí Extensão, Residencial Lucy Pinheiro, Mar del Plata, Ouro Preto, Paulo Estrela, Residencial Português, Rio Jordão, São Leopoldo, São Leopoldo – Complemento, Senador Paranhos, Sonho Dourado, Recanto das Minas Gerais, Sir Ipê, Vila Concórdia, Vila Matilde e Vila Pedroso.

Participaram do 4° Mutirão Governo de Goiás/2ª Caravana do Bem – Prefeitura que Cuida, dentre outras autoridades, os vereadores Anselmo Pereira, Thialu Guiotti e Joãozinho Guimarães; secretários estaduais Joel Sant’Anna (Indústria e Comércio de Goiás), César Moura (Secult e Retomada) e Paulo Ortegal (secretário especial da Governadoria; deputado federal Delegado Waldir; secretários municipais Durval Pedroso (Saúde), Carlin Café (secretário extraordinário de Regularização Fundiária), Álvaro Alexandre (Esporte), Michel Magul (Governo e Sedec), Valfran Ribeiro (Seplanh), Tatiana Lemos (SMPM), Horácio Mello (SMM), Wellington Bessa (Educação) e Luan Alves (Amma); comandante da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, Wellington Paranhos.

Fotos: Jackson Rodrigues / Daiany Pereira

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia