Neste feriado de 7 de Setembro, quando o Brasil completa 200 anos de Independência de Portugal, goianienses e visitantes têm opções de diversão e lazer, em Goiânia, sem gastar muito.

Dentre várias opções espalhadas pela capital, está a Praça do Sol, um dos cartões postais da cidade. Localizado no Setor Oeste, o espaço urbano é muito frequentado, uma vez que oferece arborização e o colorido dos jardins, que atrai pássaros e borboletas.

A Praça do Sol atrai jovens e idosos que desejam praticar atividades físicas. O local conta com pista de caminhada e academia de ginástica ao ar livre, composta por simulador de caminhada individual, cavalgada individual, espaldar em estrutura metálica, esqui individual, pressão de pernas, remada sentada, rotação diagonal e surf com pressão de pernas.

Inclusão e acessibilidade
O espaço construído e mantido pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Comurg, também é sinônimo de inclusão e acessibilidade. Possui piso tátil para orientar o trajeto de pessoas com deficiência visual ou baixa visão, proporcionando autonomia e segurança. É uma das poucas praças do Estado a oferecer parque infantil com brinquedos adaptados para crianças com deficiências.

Sinônimo de inovação, a Praça do Sol foi o primeiro espaço público de Goiânia a receber pet place, um ambiente de convivência exclusivo para os moradores e seus animais de estimação. O parquinho reúne túnel de manilhas de concreto, arcos de pneus sustentados por balizas, rampa de madeira e barras verticais – equipamentos que estimulam cães e gatos a se exercitarem, reduzindo o estresse e melhorando a saúde geral dos bichinhos.

Além das melhorias levadas à Praça do Sol, pela prefeitura, o local conta com um atrativo especial: o letreiro com a frase “Eu amo Goiânia”. A estrutura, de 1,5 metro de altura, com letras brancas e um coração vermelho, viralizou nas redes sociais. Quem visita o espaço urbano, sempre procura registrar o momento, com fotos e filmagens.

Visitando a cidade pela primeira vez, a baiana Liz Mendes fez uma série de selfies em frente ao letreiro. “A cidade toda é linda, na verdade! Tem muitas praças, parques, canteiros. Tudo muito bem cuidado. Deve ser uma delícia morar aqui e ter tanto verde no dia a dia. Já me atrevo a dizer o que está escrito aqui atrás: Eu amo Goiânia, e vou voltar mais vezes”, afirmou a designer gráfico.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia