Para orientar o acompanhamento pedagógico em Goiânia, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) utiliza dois instrumentos avaliativos. A nível local, os educandos realizam a prova diagnóstica, conhecida como Avalia Goiânia, e a nível nacional, a Prova Brasil.

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou em 2017 e 2019, as provas em mais de 73 mil escolas do país. A Prova Brasil que integra o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) permite avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação.

Em 2017, os números colocaram Goiânia em crescimento acima da média para o ensino público municipal, pois superou metas projetadas pelo MEC para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Na ocasião, 82 escolas municipais alcançaram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o que correspondia a 72% das instituições.

Já em 2019, os resultados gerais do Ideb mostraram que as escolas da Rede Municipal de Goiânia ultrapassaram a média estabelecida, com destaque para o melhor desempenho na proficiência, isto é, a aprendizagem do aluno. Nos anos iniciais, houve incremento de seis pontos em Matemática, além da tendência de melhora em Língua Portuguesa apontada nas últimas avaliações.

De acordo com diretora pedagógica, Maria Rita de Paula, a partir da análise dos resultados desses dois indicadores foi possível propor no final do ano de 2019 importantes ações. “Uma delas é o Atendimento Escolar Ampliado, onde o educando retornaria no contra turno duas vezes por semana para receber acompanhamento pedagógico de um professor modulado para trabalhar a escrita, leitura e o raciocínio lógico matemático”, explica.

Outra ação é investir no aperfeiçoamento dos profissionais que fazem o acompanhamento técnico pedagógico. “O minicurso ‘Desvelando dados das avaliações externas’, ocorreu durante os meses de outubro a dezembro de 2020, em formato de workshops online. Segundo as avaliações sobre a formação, é possível perceber que os participantes reconhecem as possibilidades dos resultados para possíveis intervenções junto aos educandos”, relata.

Ideb

O IDEB é um indicador educacional que considera informações de rendimento escolar, taxa de aprovação e desempenho de exames padronizados nacionalmente. No ano de 2021, as escolas da Capital, receberão orientações para compreender o processo de produção dos resultados e terão condições de criar propostas adequadas às demandas dos alunos.

Segundo o secretário de Educação e Esporte, Marcelo Costa, os bons resultados obtidos com o Ideb são reflexo do “processo de avaliação sistemática da Rede, o Avalia Goiânia, seguido das intervenções e acompanhamento pedagógico realizados nos últimos dois anos”.

Daniela Rezende, editoria de Educação e Esporte