Após alguns meses em obras, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em Goiás realizou na tarde desta terça-feira (16/6) a entrega oficial dos trabalhos de restauração e revitalização do Coreto da Praça Cívica. O monumento, juntamente com a Torre do Relógio, ambos localizados no início da Avenida Goiás, no Setor Central, são construções em estilo “art decó”, do início da década de 1940, e são bens históricos e culturais tombados pelos Governos Federal, Estadual e Municipal.

Durante a cerimônia de entrega da revitalização, que contou com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e do superintendente do Iphan em Goiás, Allyson Cabral, o prefeito Iris Rezende destacou a importância do trabalho executado pelo instituto na restauração do monumento e, de acordo com ele, nas ações visando à manutenção do patrimônio histórico e artístico da capital.

“Embora Goiânia seja uma capital relativamente nova, com 87 anos, já tem sua história e patrimônio e a entrega da revitalização de mais esse patrimônio goianiense é algo a se comemorar. O trabalho que o Iphan tem realizado de conservação do patrimônio goianiense é uma demonstração para a juventude de que a cidade precisa ser preservada, bem como sua história e cultura”, destacou.

Para o governador Ronaldo Caiado, todo o conjunto formado pelos prédios e monumentos localizados na Praça Cívica e no seu entorno são reconhecidos mundialmente pelo seu conjunto “art decó” e a preservação desse patrimônio é algo de extrema importância. “Esses monumentos simbolizam um momento importante da história de Goiás, sobretudo nos traços arquitetônicos. A Praça Cívica e o Coreto, já revitalizados, o Relógio e a Chefatura de Polícia, que brevemente terão seus processos de revitalização concluídos, são emblemas da arquitetura da década de 1940 e devem ser conhecidos por todos, tornando-se verdadeiros pontos turísticos de Goiânia”, afirmou.

Adote uma Praça

Após o trabalho de restauração e revitalização comandado pelo Iphan, que abrange também a Torre do Relógio, o Coreto agora passará a ter seu serviço de manutenção cotidiana realizada pela Prefeitura de Goiânia em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), por meio do Programa Adote Uma Praça.

Lançado em agosto de 2019 o Adote uma Praça tem por objetivo a celebração de parcerias com a iniciativa privada, entidades e pessoas físicas para a revitalização e/ou manutenção paisagística de espaços públicos municipais. Desde que foi lançado cerca de 25 espaços na capital já foram adotados, passaram por processos de revitalização e tem sua manutenção realizada por meio da parceria.

Willian Assunção, da Assessoria de imprensa da Seplanh