Rede municipal realiza Avalia Goiânia
Última atualização em 04 dezembro 2019 às 10h25
Avalia Goiânia foi criado para sistematizar dados obtidos na Avaliação Diagnóstica da educação municipal. Prova de Fluência de Leitura é novidade

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caedd/UFJF) e o Núcleo de Avaliação e Pesquisa da Diretoria de Administração Educacional (NAP), realiza até esta quarta-feira (4/12) a Avaliação Diagnóstica da Educação Municipal. Em novo formato, agora também com a prova de fluência em leitura, o objetivo é de qualificar ainda mais o ensino na rede pública, a partir dos resultados.
O Avalia Goiânia, Sistema de Avaliação Educacional do Município de Goiânia, foi delineado com o importante objetivo de aferir a aprendizagem dos educandos e acompanhar a qualidade da educação ofertada nas instituições educacionais da rede municipal de educação. A prova é aplicada por professores selecionados pela direção e tudo é realizado através de um aplicativo no celular, com acesso exclusivo dos aplicadores, cada avaliação é gravada e, no final, o desempenho dos alunos é enviado para o Caed.
O professor Marcelo de Freitas, apoio técnico do NAP, esclarece que a prova de fluência vem para suprir a necessidade que a avaliação somativa não consegue atingir como um todo, dessa forma é possível perceber de forma mais clara a leitura fluente e a compreensão do texto. A partir dos dados obtidos, equipes da SME promoverão intervenções pontuais nas instituições promovendo equidade e efetividade nos processos de ensino e aprendizagem.
Rosângela Maia, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Professor Moacir Monclair Brandão, explica que a avaliação de fluência é de extrema importância para avaliar de forma específica se os alunos estão lendo e se compreendem o que leem. “Esse parecer está ligado diretamente com a escrita, se o aluno ler e compreender, ele vai escrever melhor também”, afirmou.
A professora e aplicadora da avaliação, Andreya Moreira, explicou o valor dessa forma de avaliar: “É possível mensurar a fluência e interpretação de uma forma mais sintetizada e a partir desses resultados, vamos fazer um plano de ação mais direcionado a contribuir com as necessidades dos alunos. É uma maneira da escola e da rede pensar em novas ações com o objetivo de avançar no quesito leitura e consequentemente na escrita também. “Gostei de ver o desempenho dos alunos, vi que muitos avançaram no quesito leitura, foi bastante positivo”, pontuou.
A estrutura digital oferece subsídios para a formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas. Na primeira etapa, foram avaliados estudantes dos Ciclos I, II e III do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Na avaliação SOMATIVA participaram 22.702 educandos dos agrupamentos A, D e H. Na avaliação de FLUÊNCIA em leitura participam 28.008 dos agrupamentos B, C e D.
A obtenção dos dados sistematizados permite aos professores e profissionais da Educação acompanharem a evolução dos educandos e identificar aspectos associados à qualidade e efetividade do conhecimento transmitido em sala de aula. Sendo assim, o Avalia Goiânia evidencia os resultados individuais de cada unidade escolar da rede municipal de ensino de Goiânia.
Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte
Foto: Aline Cavalcanti