A Prefeitura de Goiânia entregou nesta quinta-feira (28/10) o 1° Laboratório Maker da rede municipal de Educação. A solenidade de entrega foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) na Escola Municipal Alice Coutinho, pioneira no uso da tecnologia para o ensino e primeira a receber o projeto.

O espaço integra o programa Smart Educação e foi idealizado por meio de uma parceria com o Sesi Planalto. A inauguração do laboratório contou com a presença do prefeito Rogério Cruz e do secretário municipal de Educação, Wellington Bessa, representantes do Sesi, secretários e autoridades municipais.

A diretora da instituição, professora Maria dos Reis, se emocionou com o desenvolvimento do laboratório na escola. “Toda a comunidade escolar está transbordando de felicidade. Essa história da escola com a cultura Maker já vem sendo construída desde 2013, quando foi premiada e reconhecida nacionalmente. Quero ressaltar a importância e continuação dessa história, de sucesso, com avanços na tecnologia através da robótica”, disse a diretora.

Com a entrega do novo espaço, a SME propõe oferecer serviços inovadores de tecnologia na área da educação e formação digital nas instituições de ensino. Além da inserção de ambientes informatizados, alunos da Rede Municipal serão incentivados a participar de projetos que desenvolvem o interesse por Ciência e Robótica.

Foto: Jackson Rodrigues

O secretário de Educação, professor Wellington Bessa, pontuou sobre a força-tarefa da SME e da gestão da E.M. Alice Coutinho para a instalação do laboratório e destacou que todas as escolas da rede municipal receberão, também, o laboratório. A previsão da SME é implantar 10 Laboratórios Makers na Rede Municipal de Ensino nos próximos meses. O objetivo dessa proposta é incentivar a criação de aplicativos, projetos de robótica, games e brinquedos.

“Fiz o convite para a professora Maria dos Reis assumir a direção dessa escola. Enviamos verba para reformas e já tínhamos o planejamento de implantação de laboratórios de robótica na rede. Sabendo da vontade do professor Cleiber, fiz um desafio para a diretora, por quê não instalar na E.M Alice Coutinho o primeiro Laboratório Maker? Em menos de 60 dias, conseguimos finalizar. É um programa que será fixo na SME”, destacou o titular da pasta.

Foto: Jackson Rodrigues

“Vamos fazer de Goiânia uma cidade inteligente e tecnológica. E num futuro bem próximo, poderemos contar com esses alunos para cuidar da nossa cidade, completamente inteligente e com qualidade de vida através da tecnologia. Tecnologia na Educação, na Saúde e em todos os órgãos da prefeitura e da gestão”, frisou o prefeito Rogério Cruz, em alusão ao projeto de modernização tecnológica que está sendo promovido em Goiânia.

Alunos da EM Alice Coutinho foram premiados na Olimpíada Brasileira de Robótica e participaram do maior evento de inovação educacional da América Latina, o Let’s Go Festival.

Núbia Alves e Adriene Bastos, da Editorial de Educação