O prefeito Rogério Cruz abriu a 3ª edição do Programa Saúde Mais Perto de Você, desta vez na Unidade de Saúde da Família (USF) São Francisco, Região Oeste da capital, na manhã deste sábado (25/02). A expectativa é de que sejam realizados 1,2 mil atendimentos, que se somarão aos 3 mil efetuados nas duas primeiras edições do programa.

“Todos os sábados nós estamos em uma região diferente da cidade de Goiânia para atender de forma mais próxima o cidadão, porque quanto mais próximos estivermos, mais fácil é compreender as demandas da população. Nós ampliamos o número das equipes de saúde, de especialidades médicas disponíveis e de exames ofertados para beneficiar o maior número possível de moradores”, explica Rogério Cruz.

Neste sábado, estão disponíveis 400 consultas médicas em oftalmologia, 300 exames de ultrassonografia (transvaginal, de articulações, mamária e de próstata abdominal) e eletrocardiograma.

O cidadão também pode realizar solicitação de mamografia, exames de prevenção, vacinas, avaliação em saúde bucal, aferição de pressão arterial e testes rápidos. Os exames serão distribuídos da seguinte forma: 50% por demanda espontânea da unidade e 50% para os cadastrados no Sistema de Informação do Complexo Regulador Municipal.

O secretário Municipal de Saúde (SMS), Durval Pedroso, explica que o projeto nasceu a partir da determinação do prefeito Rogério Cruz de aproximar a saúde da população de Goiânia.

“Trazer a população em uma unidade que habitualmente não funciona aos finais de semana é justamente favorecer aquele público que tem dificuldade de realizar um exame no dia de semana, que tem dificuldade de levar o seu parente, trazer o seu filho ou um idoso. Também ajuda em um grande problema causado durante a pandemia que foi o represamento de vários atendimentos”, pontua o secretário.

A prefeitura disponibilizou calendário onde estão previstas mais 7 edições do Programa Saúde Mais Perto de Você, contemplando todas as regiões da capital. O próximo evento será no dia 4 de março, na Unidade de Saúde da Família (USF) Jardins do Cerrado.

Público

Regina Célia da Silva, que mora no Bairro São Francisco, compareceu ao programa Saúde Mais Perto de Você neste sábado, atendendo a uma solicitação de consulta oftalmológica. “Fiquei feliz com a rapidez, e saio daqui com a necessidade de fazer uma cirurgia de catarata”, disse a moradora, que já foi encaminhada para dar prosseguimento ao tratamento no Hospital de Olhos Vila Nova.

Já a moradora do Jardim Leblon II, Zilda de Jesus, contou que ficou sabendo da ação e aproveitou para passar pelo clínico geral. “A minha glicemia está um pouco alterada e o médico pediu mais exames para verificar se realmente estou pré-diabética”, comentou, ao informar que também já foi encaminhada, e os exames complementares serão realizados na unidade na próxima semana.

“Criamos um fluxo específico para atender esse público do Saúde Mais Perto de Você. Aqui mesmo, na unidade de saúde, vamos dar continuidade ao atendimento a esses pacientes da ação”, relatou a gerente de Procedimentos de Média Complexidade da SMS, Cynthia Luzia Borges.

Participaram do evento, dentre outras autoridades, a primeira-dama Thelma Cruz, os secretários Luan Alves (Amma), Cida Garcez (Direitos Humanos), Alisson Borges (Comurg), Hemmanoel Feitosa (Ciência e Tecnologia), os vereadores Pedro Azulão Júnior e Pastor Wilson e o deputado estadual Clécio Alves.

Calendário do Programa Saúde Mais Perto de Você:

Dia 04/03: USF Jardins do Cerrado

Dia 11/03: USF Riviera