100 dias de gestão

Projetos com prioridade social avançam em Goiânia

Benefícios à população vulnerável e superação das dificuldades são a tônica dos primeiros 100 dias de gestão em diversas áreas, que visam cuidar das pessoas, como prevê o Plano de Governo

Publicado em: 16 de abril de 2021 às 08:02 | última atualização: 15 de abril de 2021 às 17:25

Tamanho da fonte:
-A A A+

Em 100 dias de gestão, a Prefeitura de Goiânia já realizou inúmeras ações em benefício da população. A administração deu início a importantes ações que visam modernização, desburocratização de processos e projetos, além prosseguir com importantes obras pela cidade. O objetivo é cuidar das pessoas e cumprir o Plano de Governo.

O prefeito Rogério Cruz reitera que seu maior interesse é executar todas as propostas do Plano de Governo. "Destaco o IPTU Social e o Renda Família, que já estão em execução, mas não posso deixar de lembrar que temos projetos importantes já em andamento em várias áreas", diz .

Com foco na superação das dificuldades iniciais e nas ações para reduzir os impactos socioeconômicos provocados pela pandemia da Covid-19 na população, a Prefeitura de Goiânia busca oferecer mais serviços que possam melhorar a qualidade de vida dos moradores da capital. De acordo com o prefeito a prioridade da administração é social. “Nosso objetivo é cuidar das pessoas”, concluiu.

Algumas ações das pastas nesses 100 dias de gestão

Mulheres
Nesses 100 dias, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) criou o aplicativo Rede Mulher Goiânia, que possibilita o acesso a mecanismos de defesa das mulheres por meio de um botão SOS, que é integrado com as forças de segurança. A pasta também implantou o projeto InovaGyn, que oferece cursos de empreendedorismo às mulheres, além de diversas campanhas, como Meu corpo não é corrimão, que visa conscientizar os usuários do transporte coletivo que o assédio sexual é crime. A campanha Por todas, lançada em 15 de março, já arrecadou mais de quatro toneladas de alimentos na sede da Secretaria, para doação a mulheres mais vulneráveis e vítmas de violência doméstica.

Direitos Humanos
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) está à frente de diversas ações que visam minimizar as consequências da pandemia à população em vulnerabilidade social, como, por exemplo, as pessoas em situação de rua. Em parceria com entidades, a SMDHA oferece a esse público refeições, atendimentos odontológicos, corte de cabelo e possibilidade para higienização pessoal, além de campanhas para arrecadação e distribuição de cestas básicas.

Meio Ambiente
A Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) tem focado no atendimento às denúncias registradas pelo Telefone Verde (161). Nesse período, as equipes de fiscalização atenderam mais de 320 denúncias de poluição sonora, 880 vistorias a terrenos não edificados, 82 resgates a animais silvestres e 350 vistorias relacionadas à arborização, além de manutenção e recuperação de áreas verdes da capital.

Cultura
A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) disponibilizou 1,2 mil vagas para cursos e oficinas on-line, realizou apresentações on-line da Orquestra Sinfônica de Goiânia, abriu127 vagas para cursos do Núcleo de Formação Musical Online, além de coordenar a reforma da Biblioteca Marieta Telles, que está em fase de conclusão. Mais de 800 projetos foram beneficiados com o auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc.

Imas
O Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (Imas) ampliou a rede credenciada em foco em hospitais com UTIs, em especial para tratamento de Covid-19. Implantação da regulação de vagas, além da implantação do aplicativo para agendamento de consultas via sistema Android e IOS.

Regulação
A Agência de Regulação de Goiânia (ARG) elaborou a minuta do Projeto de Lei para a Política Municipal de Saneamento Básico de Goiânia. Aprovação e destinação de recursos para a requalificação do Aterro Sanitário de Goiânia e para a Estação de Tratamento de Esgoto do Jardim Zoológico de Goiânia, além de elaboração conjunta do manual de aprovação de projetos de redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário de empreendimentos imobiliários.

Escritório de Prioridades
O Escritório de Prioridades Estratégicas colocou em prática o inovador processo seletivo para modernização de gestão de pessoas Talentos GYN. Iniciou o processo para criação do Evento Fácil e desburocratização de processos para emissão de certidões demolições, de início de obras e também de conclusão de obras, além de auditagem de projetos do Alvará Fácil.

Tecnologia
Todas as ações da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec) são voltadas à realização do projeto Cidade Inteligente, visando o restabelecimento da infraestrutura disponível e a viabilização de projetos em andamento, como a readequação de tecnologia do Corredor T-7, criação do Programa de Destinação Sustentável dos Resíduos de Equipamentos de Tecnologia e reativação de sistemas para o Centro de Controle do Município.

Turismo e Lazer
A Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul) atendeu nesse período mais de 17 mil pessoas pelos programas Vida Ativa e Caminhando com Saúde. Captou recursos junto ao Governo Federal no valor de R$ 1 milhão para investimento em turismo, além disso realizou manutenções estruturantes no Clube do Povo, Mutirama e Zoológico de Goiânia.

Mauro Júnio, da Diretoria de Jornalismo