O servidor da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Sinésio de Souza, enxergou na capoeira a possibilidade de transformar a realidade das crianças do bairro onde reside. Capoeirista há 22 anos, desenvolveu o projeto Saúde Marcial, por meio do qual oferece, gratuitamente, aulas da modalidade em sua própria residência. A iniciativa está em seu quinto ano, e já beneficiou mais de 100 crianças e adolescentes, a partir de quatro anos de idade.

Sinésio tem 46 anos, e trabalha na companhia como gari há 12. Ele concilia o esporte com as atividades de pintura de meio-fio nas vias públicas da capital. O servidor conta que tem “paixão pela capoeira” desde criança.

Para oferecer as às crianças oportunidade que não teve na infância, Sinésio construiu um galpão de 64 metros quadrados no lote de sua casa. No espaço, além das aulas, busca parcerias para ofertar cursos profissionalizantes, atividades recreativas, além de arrecadar brinquedos e cestas básicas.

Sinésio lembra que, quando criança, não teve oportunidade de ter aulas e treinos, então, se sente “realizado em poder ensinar um esporte capaz de resgatar a cidadania, por isso, tenho muito orgulho em ver o interesse e o desenvolvimento das crianças”. Ele revela que alguns alunos que passaram pelo projeto, inclusive, se encontram no mercado de trabalho.

As aulas de capoeira são ministradas duas vezes por semana com duração de uma hora. Para participar, é preciso que a criança ou adolescente esteja matriculado na escola.

“É um servidor que dispõe de seu tempo livre para ensinar esporte a crianças em situação de vulnerabilidade e proporcionar oportunidades. Iniciativa louvável”, diz presidente da Comurg, Alisson Borges.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia