A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), beneficia, com entrega de hortaliças do projeto Horta Comunitária, 400 famílias em situação de vulnerabilidade social, cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bairro Floresta.

Servidores da Sedec são responsáveis pelo manejo e produção das hortaliças, que não possuem nenhum tipo de insumo químico ou agrotóxicos. Ao todo, foi colhida meia tonelada de alimentos, entregue diretamente para as famílias, nesta quarta-feira (14/09).

Desde o início da gestão do prefeito Rogério Cruz, até o início de setembro deste ano, a Horta Comunitária produziu 20 toneladas de hortaliças. “Neste espaço do Cras do Bairro Floresta, a equipe de trabalho planta três ciclos diferentes de hortaliças para garantir a manutenção do projeto. Hoje, uma parte está sendo entregue, e a previsão é de que nos próximos 30 dias a gente consiga realizar nova colheita”, destaca o Gerente de Assistência Técnica Rural da Sedec, Weliton Carlos Pereira.

Além do canteiro montado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Bairro Floresta, as hortaliças são cultivadas no Paço Municipal, Setor Recanto do Bosque e Conjunto Riviera.

“Para manter a produção variada de cebolinha, alface, espinafre, berinjela, quiabo, jiló, coentro, brócolis, couve flor, agrião, rúcula e salsinha, foram replantadas novas mudas para novo ciclo. Esse trabalho da Sedec consegue envolver todo mundo, inclusive, as famílias beneficiadas. Elas recebem informações sobre o cultivo das hortaliças para produzir o próprio alimento em hortas caseiras”, ressalta o secretário de Desenvolvimento e Economia Criativa de Goiânia, Silvio Sousa.

A aposentada Odete Ribeiro Borges levou para casa alface, cebolinha, couve e rabanete. “Essa ajuda é muito bem-vinda. As coisas estão muito caras, e quando a gente consegue levar tudo isso pra casa é sinônimo de economia”, disse.

A dona de casa Maia Gonçalves Pinheiro foi uma das primeiras pessoas a chegar ao Cras do Bairro Floresta, e garantiu hortaliças suficientes para a semana inteira. “Para mim, essa doação é grande coisa. Aqui é uma região muito carente, com pessoas passando necessidades. Essa ação é uma coisa muito boa que estão fazendo para gente aqui”, declarou.

Foto: Sedec

Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec) – Prefeitura de Goiânia