A Prefeitura de Goiânia iniciou, neste domingo, (06/03), o projeto Goiânia por Elas, no Lago das Rosas, no Setor Oeste. O evento contou com desfile inclusivo, palestra sobre empoderamento feminino, aulão esportivo e apresentação de dança flamenca.

Professoras da Secretaria Municipal dos Esportes realizaram treinamento funcional, ginástica rítmica e aula de dança para as famílias que passavam pelo local.

A ação divulgou o modelo de treinamento que a prefeitura oferece de segunda-feira a sexta-feira em dois parques de Goiânia. O secretário municipal dos Esportes, Álvaro Alexandre, participou do aulão e praticou todos os exercícios propostos.

“Foi bonito ver as mulheres participando do aulão. A comunidade gosta de interagir com projetos que envolvem saúde. As professoras foram muito cuidadosas e propuseram movimentos que todos conseguiram executar. Crianças, adultos e idosos se envolveram na brincadeira. A dança e o esporte, de modo geral, também são formas de empoderamento da mulher”, diz a primeira-dama, Thelma Cruz.

O treinamento funcional foi realizado pela professora Priscyla de Goyaz. Em seguida, Dinaelma Cardoso Martins, conhecida como Diva Loira, iniciou o aulão de dança. “Já são mais de 10 anos com atuação nessa área. Levar mensagem sobre cuidados com saúde e autoestima é gratificante”, afirma.

A aposentada Maria Helena dos Santos foi ao local para fazer caminhada, mas acabou entrando na turma. “Venho sempre ao parque, principalmente aos domingos. Ações como esta da prefeitura são muito bem-vindas para movimentar nosso lazer. E ainda mais quando tratam de um tema tão importante como este”, pontua. “Falar da importância das mulheres na sociedade e combate à violência contra elas deve ser algo permanente. O aulão foi ótimo e as palestras também”, avalia.

Aulas
A Prefeitura de Goiânia oferece aulas de ginástica rítmica, treinamento funcional e pilates de segunda-feira à sexta-feira, nos parques da Vizinhança IV (Residencial Aquários) e Odilon Soares (Setor Faiçalville), entre 7h e 11h. As inscrições são realizadas no local.

Secretaria Municipal dos Esportes – Prefeitura de Goiânia