O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, entregou três novas viaturas à Guarda Civil Metropolitana (GCM) em solenidade na manhã desta quarta-feira (31/3) no Palácio das Campinas Venerando de Freitas Borges (Paço Municipal). Os veículos serão utilizados pelo Programa Mulher Mais Segura para reforçar o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e que estão sob medidas protetivas em Goiânia.

Assim que entregou as chaves às agentes do Programa Mulher Mais Segura, desenvolvido pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), Rogério Cruz disse que se sente gratificado em fortalecer um programa de tamanha importância. “Muitos não sabem, mas essas mulheres passam por sofrimentos que nem imaginamos e, por isso, nosso total apoio a elas”, pontuou.

“Desejo muito sucesso às profissionais da GCM que atuam diariamente neste trabalho de extrema importância”, afirmou o prefeito, ao lembrar que o Programa Mulher Mais Segura foi lançado em 2018 e as equipes são formadas por 15 agentes. “Elas são altamente preparadas para o acompanhamento de mulheres beneficiadas com as medidas protetivas e para o encaminhamento à rede de proteção”, sublinhou o prefeito.

Para a titular da SMPM, Tatiana Lemos, além da valorização do programa, a entrega das viaturas fortalece ainda mais o trabalho da gestão municipal para com essas mulheres que precisam muito de assistência  e amparo. “Isso demonstra um avanço e também a sensibilidade do prefeito Rogério Cruz e da primeira-dama Thelma Cruz”, avaliou a secretária. Ela lembra que hoje são mais de 500 mulheres que são assistidas pelo Programa Mulher Mais Segura. “Muitas delas são encaminhadas à Casa Abrigo da Prefeitura de Goiânia”, informou.

A coordenadora da Patrulha Mulher Mais Segura, Flávia Modesto, comemora as aquisições e ressalta a importância do reforço na frota. “A chegada das novas viaturas traz mais possibilidades de atendimento. Infelizmente, a cada dia que passa, aumenta a inclusão de mulheres com o deferimento de novas medidas protetivas de urgência”, destacou.

Segundo a coordenadora, o cumprimento das medidas terá maior agilidade. “Faremos o trabalho de orientação e haverá maior sensação de segurança. O agressor logo entenderá que o programa Mulher Mais Segura estará sempre por perto e que ele não ficará impune”, contou, ao acrescentar que mais de 200 visitas são realizadas diariamente pelas agentes do programa. “Com essas viaturas, teremos a oportunidade de acrescentar mais uma equipe na nossa grade e, assim, aumentar nossa rede de atendimentos a essas mulheres que estão sob medidas protetivas e que sofrem violência domestica”, conclui.

Mauro Júnio e Ana Paula Almeida, da Diretoria de Jornalismo