Levantamento realizado pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Gerência de Pesquisa e Cálculo do Procon Municipal, revela alta de 6,30% no valor da cesta básica em Goiânia. O preço médio, que em julho era de R$ 518,77, passou para R$ 551,47 neste mês.

Dos 30 produtos pesquisados, o grupo de hortifrúti apresentou a maior variação, de 103,05% no quilo da banana prata. Os produtos que mais subiram foram: tomate comum (100,33%), banana nanica (66,89%), margarina de 500 gramas (52,82%), café (46,46%), óleo de soja de 900 ml (8,12%), leite (12,85%), arroz (16,67%) e o feijão (17,63%).

Orientações para o consumidor

A explicação do preço da cesta básica nos últimos meses acontece por causa do aumento da inflação. Além da pesquisa de preço entre os estabelecimentos, o Procon Goiânia recomenda que os consumidores aproveitem as promoções semanais dos supermercados.

“Uma alternativa para aquela pessoa que faz compras uma vez no mês é tentar fazer semanalmente, aproveitando as ofertas dos supermercados. Geralmente têm estabelecimentos que fazem promoção no setor de carnes, materiais de limpeza e outros. Além disso, é importante que o consumidor verifique se os itens são realmente necessários no mês para que possa economizar ainda mais”, sugere o presidente do Procon Municipal, Gustavo Cruvinel.

A pesquisa do Procon Municipal foi realizada em 10 grandes redes de supermercados de Goiânia.

Confira aqui a pesquisa completa

Anderson Marcelo, da editoria de Defesa do Consumidor