Servidores da Procuradoria-Geral do Município receberam nesta quinta-feira (23/9), no Salão Nobre do 6º andar do Paço Municipal, o certificado de conclusão do Programa de Capacitação em Direito Tributário, ofertado pela própria pasta durante o período de abril a setembro deste ano.

O objetivo deste programa é aprimorar as habilidades dos servidores e agregar conhecimento para melhoria do desempenho profissional e da prestação do serviço público, não sendo apenas um benefício oferecido a quem participa, mas também, uma estratégia para alcançar resultados mais satisfatórios na administração pública.

A procuradora do município e coordenadora do programa de capacitação, Hilda Maria Goseling Araújo, pontuou que preocupar-se com capacitação é preocupar com o presente e com o futuro, além de fortalecer o desenvolvimento pessoal e profissional. “Muitas vezes as pessoas olham para o lado de estudar e focam no quão árduo é o processo de se capacitar. Mas eu olho para o resultado mágico disso, que é o resultado de aprender”, expressou. Ela ainda completou: “grande parte da nossa vida se resume ao profissional, então, vamos fazer com que essa vida seja significativa”.

Segundo a estagiária Brenda Lorrane, “esse programa possibilitou acesso a um inigualável curso que nos foi dirigido com todo amor e excelência, nos inspirando a sermos pessoas e profissionais melhores a cada dia”.

Ao final, Tatiana Accioly, titular da Procuradoria-Geral do Município, se pronunciou reconhecendo a importância do programa e observou que “o momento representa a PGM além das suas atribuições categóricas. O certificado que vocês recebem hoje não é apenas um papel a ser levado para casa ou mais um anexo ao currículo. É um intercâmbio de conhecimento, é a aprendizagem materializada na Administração Pública, é investimento de tempo, é a valorização do servidor. Este projeto representa os olhos voltados para o futuro, e integra, exatamente, o perfil de gestão inteligente que o prefeito Rogério Cruz tem implementado em Goiânia”.

Também participaram do evento a secretária executiva, Vivianne Cristina de Oliveira Louza, a chefe de gabinete, Elisa Maria Alessi de Melo, a assessora jurídica de gabinete, Camilla Matsuura de Lima e a subprocuradora da Fazenda Pública Municipal, Elisa Melo Lira Morais.

O Programa de Capacitação

Buscando romper com as práticas atuais e mais burocráticas, a fim de dinamizar o sistema de capacitação, o programa ofertado pela Procuradoria é focado em metodologias ativas e gamificação para incentivar os estudos de disciplinas jurídicas afetas à área de atuação do colaborador.

A certificação é garantida ao servidor que, ao término da jornada, obtiver acerto igual ou superior a 60% das questões do teste aplicado.

O curso

A estrutura curricular do curso de Direito Tributário é sistematizada em dois módulos: Responsabilidade Tributária e Obrigação Tributária, totalizando a carga horária de 180 horas. Os estagiários da PGM também foram contemplados com a capacitação.

Amanda Marinacci, da Procuradoria-Geral do Município