Estamos migrando o conteúdo dos antigos sites da Prefeitura. Se não encontrar o que está procurando, CLIQUE AQUI e acesse o site antigo.

VOLTAR para o site antigo.

BETA i

Direitos do Consumidor

Procon realiza plantão durante Black Friday

Preços de produtos passaram por monitoramento. Haverá equipes recebendo denúncias, fiscalizando sites e também atuando no comércio em geral

Publicado em: 28 de novembro de 2019 às 15:52 | última atualização: 28 de novembro de 2019 às 15:52

O Procon Goiânia realizará o plantão Black Friday nesta sexta-feira (29/11), das 8 às 18 horas, com  objetivo de auxiliar o consumidor  e receber reclamações e denúncias, além de promover a fiscalização em estabelecimentos comerciais.

Os fiscais estarão nas lojas para conferir se os lojistas estão cumpridos as normas do Código de Defesa do Consumidor. Haverá equipes recebendo denúncias, fiscalizando sites e também atuando no comércio em geral.

Durante duas semanas, o Procon realizou o monitoramento de preços, com o intuito de constatar se as propagandas de redução de preços na Black Friday vão apresentar descontos reais. Mais de 1000 produtos de diversos segmentos foram monitorados em sites e lojas físicas.

As empresas podem ser autuadas caso sejam encontrados preços maiores que os praticados antes das ofertas anunciadas ou por outras irregularidades. A multa arbitrada pelo Procon varia de acordo com o porte econômico do estabelecimento, reincidência, gravidade da infração e vantagem auferida.

Denúncias
Ao perceber qualquer irregularidade nos preços ou na qualidade dos produtos, o consumidor deverá fazer denúncia junto ao Procon Municipal, por meio dos telefones (62) 3524-2942 e 3524-2335. É possível também realizar o registro em horário comercial e presencialmente, na sede do órgão, que fica na Avenida Tocantins, 191, Qd.17, Lt.27, Setor Central. O atendimento é das 8h às 18 h.

Orientações
Para aproveitar as ofertas da Black Friday, especialistas alertam que é importante ter atenção. Por isso, o Procon Goiânia separou 7 dicas para orientar os consumidores na hora das compras.

Confira: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

1. Observe o prazo de entrega e informe-se antecipadamente sobre a política de troca. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2. Cuidado com os golpes virtuais

3. Atenção com as compras online, após escolher o produto ou serviço, verifique se o preço será alterado no carrinho virtual ou se o valor do frete é muito mais alto. ⠀⠀⠀⠀

4. Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e se for a prazo deve ser mostrado o total.  ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

5. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem sete dias para “se arrepender”, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto).⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

6. Faça uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e estipule um limite de gasto.

7. Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características.

Anderson Clemente, da editoria de Defesa ao Consumidor