Para comemorar o Dia do Consumidor, celebrando no dia 15 de março, a gerente do Procon Municipal, Ana Paula Anjos, ministrou na manhã desta terça-feira (10/03) palestra sobre direitos dos consumidores para alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental.  A atividade aconteceu na Escola Municipal Laurício Pedro Rasmussem, situada no Bairro Feliz, região Central da capital.  

Cerca de 120 estudantes conheceram o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Os alunos também tiveram a oportunidade de aprender sobre venda casada, prazo de garantia, direito de arrependimento nas compras pela internet e foram instruídos a observar a data de validade quando forem ao supermercado comprar alimentos.

Os alunos ficaram atentos às dicas repassadas pela gerente do Procon e prometeram ensinar aos pais sobre a importância do consumo consciente. A estudante de 10 anos do 6° ano, Gabrielly Muniz, explicou que a partir de agora vai ajudar os pais quando forem ao supermercado. Ela vai ajudá-los para observarem os produtos que compram para evitarem a compra de alimentos vencidos. “Eu gostei muito da palestra. Ensinou muita coisa para gente. Acho que nunca mais vou comprar alimentos estragados”, concluiu.

 Já a estudante Nicolly Ferrão, de 13 anos, gostou muito de receber informações sobre consumo consciente. Nicolly disse que vai usar as dicas do Procon para o resto da vida. “É uma palestra muito importante para a nossa educação. Porque no futuro a gente vai ser um consumidor. Essas dicas são   muito importantes para gente saber o que deve fazer, deve comprar e como a gente vai consumir os nossos produtos”, explicou.

Para o diretor da escola, Edezio Fernandes, o projeto do Procon nas escolas contribui para formação de crianças conscientes de seus direitos e deveres na nossa sociedade. “Os alunos entenderam a importância de ficar atentos em relação à data de fabricação, validade e o estado que o produto se encontra. E também de saber que eles têm a liberdade de buscar os seus direitos na forma da lei”, argumentou.  

  Anderson Clemente, da editoria de Defesa do Consumidor

Procon Municipal