Com a chegada do Natal e Ano Novo, o Procon Goiânia informa e reforça orientações para auxiliar a população na hora das compras de presentes e, também, em casos de trocas. De acordo com a presidente do órgão, Carolina Pereira, uma dica importante é planejar e pesquisar os preços antecipadamente, para evitar compras por impulso e o endividamento.

“Toda compra deve ser planejada, e se o consumidor já sabe o que necessita e pode comprar, aí sim, o próximo passo é a pesquisa de preços. Isso evita o endividamento e ainda possibilita economizar, pois o mesmo produto pode variar muito o valor entre uma loja e outra”, explica a presidente.

Antes de comprar, também é importante o consumidor observar a política de troca da loja física – que deve ser fornecida ao cliente de forma clara com todas as condições necessárias para efetivar a troca da mercadoria por cor, tamanho ou modelo. Apesar da troca por gosto ou tamanho não ser obrigatória pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), é uma prática comum do mercado permitir que seja feita seguindo algumas regras estabelecidas pela própria loja. Por isso, é importante que a informação esteja clara ao consumidor na hora da compra.

O Procon Goiânia alerta que mesmo para compras de presentes, é necessário que seja entregue a nota fiscal a quem está comprando. A nota é o documento oficial que comprova a data, o local e o objeto da compra, e caso o produto apresente defeito é a garantia. Geralmente, lojas que oferecem troca de presentes entregam um comprovante sem o preço da mercadoria, que poderá ser usado pelo presenteado caso o produto não agrade.

Para compras online, por telefone ou redes sociais, a regra muda um pouco. O consumidor que se arrependeu da compra, seja qual for o motivo, poderá exercer seu direito de arrependimento em até sete dias após o recebimento ou assinatura do produto ou serviço. E ele deve receber o valor pago na sua totalidade, incluídas as despesas com frete.

Caso o consumidor encontre alguma irregularidade ou tenha problemas com compras online ou em lojas físicas, poderá denunciar no Procon Goiânia por meio do telefone 3524-2942 ou aplicativo Prefeitura 24h.

Anderson Clemente, da editoria de Defesa do Consumidor