Alunos do  6º ao 9° ano da Escola Municipal Virginia Gomes Pereira, no Setor Santo Hilário, poderão aprender, nesta terça-feira (29/10), a partir de 8 horas, sobre Educação de Consumo. O assunto será debatido por meio do Projeto Formação do Consumidor Consciente, que leva técnicos do Procon Municipal até as escolas municipais para contribuir na formação das crianças e adolescentes.

A ação tem como principal objetivo ensinar deveres e direitos dos consumidores, contribuindo para tornar as crianças e adolescentes cidadãos conscientes de seu papel como consumidor. Durante o encontro, a equipe do Procon vai apresentar o Programa de Proteção Municipal de Defesa ao Consumidor. 

Cerca de 320 estudantes de 12 a 16 anos vão receber informações sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC), conceitos de consumidor, fornecedor, produto e serviço durável e não durável, garantia e direito à informação.

Já na quarta-feira (30/10), o Projeto Formação do Consumidor Consciente acontece na Escola Municipal Santo Antônio, localizada no Setor Asa Branca. O Projeto “Formação do Consumidor Consciente” continuará até o final do ano e mais escolas participaram da ação. “Acreditamos na educação para o consumo como a principal vertente para tornar cidadãos conscientes de seus deveres e direitos. E temos que buscar ensinar isso desde bem cedo, porque acreditamos que as crianças são agentes multiplicadoras e que levarão essas informações para suas casas, disseminando essa ideia para toda a família”, destaca o superintendente do Procon Goiânia, Walter Silva.  

Durante o encontro, os alunos também receberão dicas importantes, como estar atento ao prazo de validade e às condições dos produtos, pesquisar os preços antes de efetuar a compra, solicitar informações sobre a garantia; conferir as características do produto, exigir por escrito o prazo de entrega, exigir manual em Língua Portuguesa, conferir e anotar o CNPJ e o endereço físico do fornecedor no caso de compras pela internet, entre outros.

Confira a programação

29/10
8h Escola Municipal Virginia Gomes Pereira (Av. Hilário Sebastião de Figueiredo, 1101 – QD 4 – Setor Santo Hilário) 

Dia 30/10
8h Escola Municipal Santo Antônio (Rua ASA 3, 148 – Setor Asa Branca)

Anderson Clemente, da editoria de Defesa ao Consumidor

consumo consciente

educação

Procon

procon Goiânia

rede municipal de ensino