Procon Goiânia constata irregularidades em lojas que vendem presentes para Dia das Crianças
Última atualização em 12 outubro 2022 às 10h46
Operação iniciada no dia 05 de outubro fiscalizou estabelecimentos comerciais da capital. Equipes encontraram 30 infrações e lavraram duas autuações, ocasionadas por divergências entre preço anunciado nas gôndolas e o cobrado no caixa

A Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) em Goiânia constatou 30 irregularidades nos estabelecimentos fiscalizados no âmbito da operação 12 de Outubro, voltada para lojas que vendem presentes para o Dia das Crianças. O órgão emitiu também duas autuações. A operação começou no dia 05 de outubro e foi finalizada nesta terça-feira (11/10).
O Procon apurou a prática de preços abusivos, validade dos produtos, veracidade das promoções e se os descontos anunciados são cumpridos. As autuações aconteceram em função de diferenças nos preços nas gôndolas e no caixa, na hora do pagamento.
“É uma força-tarefa da equipe de fiscalização para garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados na hora da compra. Um trabalho detalhado dentro dos estabelecimentos, observando item por item”, afirma o gerente de fiscalização do Procon Goiânia, Erlan Borges.
*Alerta*
O Procon alerta para que o consumidor escolha a melhor opção de compra e de pagamento. A pesquisa, por parte dos pais, é importante para evitar gastos desnecessários. “Importante o consumidor também exigir a nota fiscal, pois nos casos de defeitos, o consumidor poderá reivindicar seus direitos”, diz o órgão.
No caso das compras virtuais, o Procon Goiânia orienta que o consumidor fique atento aos prazos de entrega, bem como às possíveis alterações do preço do momento de inserção do produto ao carrinho até o pagamento.
O consumidor pode desistir em até sete dias a partir da efetuação do pedido ou recebimento do produto. Em casos de dúvidas, denúncias ou reclamações, o consumidor pode entrar em contato com o Procon Goiânia por meio dos telefones 3524-2936 ou 3524-2942 ou aplicativo Prefeitura 24h.
Fotos: Procon
Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) – Prefeitura de Goiânia