O Procon Goiânia realiza, nesta sexta-feira (11/03), fiscalização nos postos de combustível da capital para coibir preços abusivos nos preços da gasolina e diesel, após anúncio de reajuste pela Petrobrás. Durante a ação, dez estabelecimentos foram autuados, mediante a cobrança de valores médios de R$ 7,70 para a gasolina e R$ 6,90 no diesel.

Os estabelecimentos autuados estão localizados nas avenidas Castelo Branco, T-63, Goiás Norte; Alameda Ricardo Paranhos; Perimetral Norte; e nos setores Goiânia 2 e Crimeia Oeste. Destes, três ainda foram autuados por recusar a venda de combustíveis ao consumidor, e ausência de informação do valor dos produtos na bomba.

A presidente do Procon Goiânia, Carolina Pereira, explica que o objetivo da fiscalização é analisar a margem de lucro dos postos e coibir o aumento abusivo de preços, prática proibida pelo Código de Defesa do Consumidor. “Esse aumento ainda não prejudicou os postos de gasolina porque eles ainda estão com o combustível antigo, comprado com o preço anterior. Portanto, não há justificativa para repassá-lo aos consumidores”, diz.

A operação ocorre no mesmo dia em que passa a valer o aumento anunciado pela Petrobras, com reajuste de 18,8% no litro da gasolina, e de 24,9% no diesel vendido às distribuidoras. A fiscalização do Procon Goiânia continua nos postos de combustíveis. Denúncias são acolhidas pelo telefone (62) 3524-2936 ou aplicativo Prefeitura 24 horas.

Programa de Defesa do Consumidor (Procon Goiânia) – Prefeitura de Goiânia