Ouça a notícia aqui

O Procon Goiânia realizou pesquisa de preço de presentes para o Dia dos Namorados, comemorado no próximo dia 12 de junho. Foram analisados 29 produtos de diversas marcas e modelos, como eletrônicos, celulares, artigos esportivos, perfumes, cosméticos, calçados, flores e cestas de café da manhã.

A coleta de preço foi feita em 31 estabelecimentos comerciais e em sites de compras. Os produtos que apresentaram a maior variação de preço foram os cosméticos para o público masculino. Um Kit de loção pós barba pode ter variação de até 307,24%.

Dicas para comprar o presente para o Dia dos Namorados

Os consumidores que vão adquirir produtos ou contratar serviços típicos deste dia, as orientações são fazer pesquisa de preços e evitar a compra por impulso. Antes de adquirir um produto em promoção verifique se as vantagens oferecidas atendem às necessidades de quem compra e de quem será presenteado no que diz respeito ao preço, quantidade e qualidade.

Para quem deseja fazer a compra pela internet, é preciso buscar recomendações e informações sobre o site, inclusive se o fornecedor tem endereço físico, CNPJ e se disponibiliza canal de atendimento ao consumidor.

É interessante checar a política de pós-venda da empresa e, além disso, trocar a sua senha regularmente para evitar clonagens”, alerta o presidente do Procon Goiânia, Gustavo Cruvinel.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, para compras feitas em sites, redes sociais e telefone, os consumidores têm 7 dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta. O prazo passa a contar da data de entrega do produto.

Confira a pesquisa aqui

Anderson Marcelo , da editoria de Defesa do Consumidor