O prefeito Rogério Cruz afirmou que a gestão prioriza conforto dos animais e acessibilidade para o público, ao assinar, na manhã desta terça-feira (31/01), ordem de serviço para início da reforma do Parque Zoológico. A obra contempla diferentes áreas do parque, e objetiva melhoria dos ambientes dos bichos e na acessibilidade para os visitantes.A atração permanecerá aberta para visitação durante as intervenções, que têm previsão de seis meses de duração, ao custo de R$ 934.903,65, provenientes de recursos federais.

“O Parque Zoológico é um pulmão da nossa cidade e uma atração turística que dissemina conhecimento. A prioridade da nossa gestão é garantir o bem-estar dos animais e a acessibilidade do público, para que essa fonte de lazer e de aprendizado esteja disponível à toda população da capital”, afirmou o prefeito.

A obra contempla diferentes áreas do parque. O recinto dos grandes carnívoros terá o vidro trocado e o tanque expandido, tanto em largura como em profundidade. A área dos primatas será ampliada, com duplicação das grades e acréscimo de galhos mais altos na estrutura dos animais. O parapeito, guarda-corpos, áreas verdes e pergolados também serão revitalizados.

Na parte de acessibilidade, será implantado um piso tátil, desde a área de acesso ao estacionamento até a bilheteria e, de lá, à placa de mapa. As placas com informações dos animais serão atualizadas, com a implantação de QR Code. Os sanitários passarão por adaptação para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A bilheteria também passará por intervenção.

O presidente da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), Valdery Júnior, afirmou que cerca de 90% dos animais que estão no Zoológico são vítimas de maus tratos, contrabando ou nasceram dentro do parque, o que inviabiliza a reinserção na natureza. “

Nós trabalhamos com três pilares: o bem-estar dos animais, a expectativa do público e a valorização do servidor. Quando fazemos essas intervenções, a nossa principal preocupação é fazer com que o animal se sinta mais à vontade”, pontuou.

Valdery explicou que os recursos para a reforma foram recuperados por meio de uma ação do departamento jurídico da pasta. A verba era destinada para a criação de atrativo turístico acessível, mas, em gestões passadas, houve desvio de finalidade na aplicação.

“Nós refizemos todo um projeto para que contemplasse o objeto do recurso. Foi um trabalho árduo da Agetul com a Secretaria de Relações Institucionais (SRI), mas conseguimos recuperar a verba para o Zoológico”, afirmou.

Parque das Aves

O prefeito Rogério Cruz afirmou, durante discurso, que o município atua para trazer o Parque das Aves para o Zoológico. A atração, que fica em Foz do Iguaçu, no Paraná, permite uma experiência imersiva do público em meio a aves. “Os técnicos de Foz do Iguaçu já estiveram com os nossos servidores, e estamos preparando a implantação dessa atração. É algo lindo, você passeia no meio das aves”, disse.

Funcionamento

O diretor do Zoológico, Rafael Cupertino, explicou que o funcionamento do parque não será afetado pelas obras, que têm previsão de seis meses de duração. A visitação e atendimento ao público seguirão normalmente, de quarta-feira a domingo, das 8h30 às 17h. A venda de ingressos vai até as 16h, na própria bilheteria do local.

Participaram da cerimônia o comandate da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Wellington Paranhos, e os vereadores Anselmo Pereira, Pastor Wilson, Willian Veloso e Welton Lemos