“Priorizamos bem-estar dos animais e acessibilidade para o público”, afirma Rogério Cruz ao assinar ordem de serviço para reforma do Parque Zoológico
Última atualização em 31 janeiro 2023 às 17h33
Local passará por obras que ampliarão recinto dos animais, como os grandes felinos, que contarão com tanque maior, e primatas, que terão mais espaço para circulação. Parque também receberá intervenções com objetivo de ampliar acessibilidade, a partir da instalação de piso tátil e banheiros adaptados para pessoas com deficiência

O prefeito Rogério Cruz afirmou que a gestão prioriza conforto dos animais e acessibilidade para o público, ao assinar, na manhã desta terça-feira (31/01), ordem de serviço para início da reforma do Parque Zoológico. A obra contempla diferentes áreas do parque, e objetiva melhoria dos ambientes dos bichos e na acessibilidade para os visitantes.A atração permanecerá aberta para visitação durante as intervenções, que têm previsão de seis meses de duração, ao custo de R$ 934.903,65, provenientes de recursos federais.
“O Parque Zoológico é um pulmão da nossa cidade e uma atração turística que dissemina conhecimento. A prioridade da nossa gestão é garantir o bem-estar dos animais e a acessibilidade do público, para que essa fonte de lazer e de aprendizado esteja disponível à toda população da capital”, afirmou o prefeito.
A obra contempla diferentes áreas do parque. O recinto dos grandes carnívoros terá o vidro trocado e o tanque expandido, tanto em largura como em profundidade. A área dos primatas será ampliada, com duplicação das grades e acréscimo de galhos mais altos na estrutura dos animais. O parapeito, guarda-corpos, áreas verdes e pergolados também serão revitalizados.
Na parte de acessibilidade, será implantado um piso tátil, desde a área de acesso ao estacionamento até a bilheteria e, de lá, à placa de mapa. As placas com informações dos animais serão atualizadas, com a implantação de QR Code. Os sanitários passarão por adaptação para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A bilheteria também passará por intervenção.
O presidente da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), Valdery Júnior, afirmou que cerca de 90% dos animais que estão no Zoológico são vítimas de maus tratos, contrabando ou nasceram dentro do parque, o que inviabiliza a reinserção na natureza. “
Nós trabalhamos com três pilares: o bem-estar dos animais, a expectativa do público e a valorização do servidor. Quando fazemos essas intervenções, a nossa principal preocupação é fazer com que o animal se sinta mais à vontade”, pontuou.
Valdery explicou que os recursos para a reforma foram recuperados por meio de uma ação do departamento jurídico da pasta. A verba era destinada para a criação de atrativo turístico acessível, mas, em gestões passadas, houve desvio de finalidade na aplicação.
“Nós refizemos todo um projeto para que contemplasse o objeto do recurso. Foi um trabalho árduo da Agetul com a Secretaria de Relações Institucionais (SRI), mas conseguimos recuperar a verba para o Zoológico”, afirmou.
Parque das Aves
O prefeito Rogério Cruz afirmou, durante discurso, que o município atua para trazer o Parque das Aves para o Zoológico. A atração, que fica em Foz do Iguaçu, no Paraná, permite uma experiência imersiva do público em meio a aves. “Os técnicos de Foz do Iguaçu já estiveram com os nossos servidores, e estamos preparando a implantação dessa atração. É algo lindo, você passeia no meio das aves”, disse.
Funcionamento
O diretor do Zoológico, Rafael Cupertino, explicou que o funcionamento do parque não será afetado pelas obras, que têm previsão de seis meses de duração. A visitação e atendimento ao público seguirão normalmente, de quarta-feira a domingo, das 8h30 às 17h. A venda de ingressos vai até as 16h, na própria bilheteria do local.
Participaram da cerimônia o comandate da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Wellington Paranhos, e os vereadores Anselmo Pereira, Pastor Wilson, Willian Veloso e Welton Lemos