A Prefeitura de Goiânia retirou 700 toneladas de entulhos descartados em pontos classificados como transbordos irregulares, no sábado (03/09) e domingo (04/09). A força-tarefa contemplou 15 locais, dentre eles, as avenidas Leste Oeste, Marginal Botafogo, Gameleira e Independência.

Nesta segunda-feira (05/09), as equipes da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) intensificam o serviço em 20 bairros. Estão na lista o Parque Atheneu, Jardim Novo Mundo, Sudoeste, João Braz, dentre outros.

Por mês, a Comurg retira, em média, 45 mil toneladas de entulhos dos logradouros públicos da capital. Os resíduos recolhidos geralmente se constituem de sobras de construção civil, galhadas, madeiras, móveis e animais mortos.

O presidente da Comurg, Alisson Borges, lembra que o cidadão pode ser penalizado pelo descarte irregular de lixo, considerado crime ambiental. O valor da multa varia de R$ 5 mil a R$ 50 milhões, dependendo do dano ambiental.

“É preciso que a população tenha mais consciência e responsabilidade com o lixo produzido. A Comurg faz a limpeza das áreas e, em um prazo muito curto, os locais voltam a ficar cheios de entulhos. Investimos tempo e mão de obra, e o problema da limpeza não é resolvido. Pedimos colaboração da comunidade para mudar esse comportamento em nossa cidade”, declara.

Alisson Borges orienta as pessoas a procurarem uma das unidades dos Ecopontos ou a chamar o Cata-treco, caso o resíduo seja um bem inservível, para contribuir com a limpeza da cidade.

Para solicitar os serviços da Comurg, conferir os endereços dos Ecopontos e acionar o cata-treco, basta acessar o aplicativo Prefeitura 24h, WhatsApp (62)98596-8555 e teleatendimento (62)3524-8555.

Companhia de Urbanização de Goiânia – Prefeitura de Goiânia