A Prefeitura de Goiânia realiza, nesta quarta-feira (14/09), em 30 bairros da capital, a limpeza das vias, com varrição, rastelagem, roçagem e remoção de entulhos. O trabalho é realizado por 450 servidores da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).

Recebem as equipes da Comurg os seguntes bairros: Parque Amazônia, Leste Universitário, Bairro Feliz, Vila Pedroso, Norte Ferroviário, Santa Genoveva, Jaó, Jardim Balneário Meia Ponte, São Domingos, Moinho dos Ventos, Jardim Novo Mundo, Jardim Itaipu, Conjunto Baliza, Condomínio Rio Branco, Jardim Planalto e Novo Horizonte.

Também estão no cronograma os setores da Região Noroeste, como Bairro da Vitória, Floresta, São Carlos, São Domingos, Jardim Curitiba I, II e III, Jardim Liberdade, Maracanã, Residencial Fortaleza, Residencial Green Park, Residencial Juscelino Kubitschek, Novo Planalto e Vila Mutirão I, II e III.

As equipes também focam na eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, trasmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

“Esse período que antecede as chuvas é ideal para conter todos os possíveis criadouros”, alerta o presidente da Comurg, Alisson Borges, ao lembrar que o mosquito coloca seus ovos até um ano antes do início das chuvas, e esses ovos podem durar cerca de 575 dias esperando água para iniciar o ciclo de vida.

Segundo dados da Comurg, 60% dos resíduos descartados em vias públicas são restos de construção civil. Os demais são móveis, madeiras, pneus e embalagens descartáveis.Todos com grandes possibilidades de armazenar água.

Alisson Borges pede que a população colabore, com o descarte correto de resíduos. “O  cata-treco deve ser acionado para o recolhimento de móveis ou outro objeto inservível. Além disso, temos as unidades do Ecoponto, que também recebem pneus, madeira, galhadas, resíduos da construção civil, plástico e demais descartáveis”, explica o presidente da Comurg.

A população pode solicitar os serviços da Comurg pelo aplicativo Prefeitura 24h, pelo WhatsApp (62) 98596-8555 ou teleatendimento (62) 3524-8555. O Instagram @comurggoiania também é um canal de comunicação com a companhia.

Foto: Luciano Magalhães

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia