A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), reforça ações de limpeza após as fortes chuvas que têm caído no mês de janeiro. De acordo com levantamento do órgão, vários locais públicos sofreram algum tipo de dano material, exigindo mais trabalho dos servidores.

O temporal desta quinta-feira (28/1) derrubou cerca de quinze árvores, causando alguns transtornos. Em outras regiões, moradores tiveram dificuldades de locomoção com seus veículos, após quedas de árvores que interditaram as vias. Somente nos dias 21, 22 e 23 os ventos derrubaram cerca de 60 árvores e 61 galhos em ruas e calçadas da cidade.

Outros pontos como praças e arredores de parques tiveram que receber limpeza mais intensa. Nesses casos, a Comurg mantém equipes de plantão para a execução dos serviços, imediatamente após a queda das árvores.

Na Avenida Couto Magalhães, Jardim Goiás, uma árvore de médio porte caiu com o vento, bloqueando o trajeto. Já na Avenida B, Setor Vila Lucy, uma casa foi atingida pela queda de uma árvore. Equipes promoveram a retirada dos galhos e a passagem foi desobstruída.

Outros setores como Jaó, Leste Universitário, Jardim Bela Vista, setor Pedro Ludovico Teixeira, Jardim Europa e Centro, também tiveram ocorrências registradas. Todas as árvores e galhos já foram retirados por equipes da Comurg.

Segundo o presidente da Comurg, Alex Gama, em 11 meses, mais de mil árvores caíram com as fortes chuvas. Os ventos também derrubaram 747 galhos. Alex salienta que as águas das enxurradas, provocadas por chuvas, também trazem bastante sujeira nas proximidades dos córregos e nascentes.

As regiões dos córregos Cascavel, Botafogo e Capim Puba geralmente transbordam e deixam acúmulo de muito lixo, exigindo maior atenção da equipe de limpeza. Outras demandas como limpeza de calçadas, ruas e avenidas, assim como os serviços de jardinagem que sofreram algum dano, já passam por manutenção e reparos realizados por equipes da Comurg.

Silvio Soũls, da editoria de Urbanização
Foto: Luciano Magalhães Diniz