O prefeito Rogério Cruz entregou na segunda-feira (27/9) a nova base da Defesa Civil Municipal no Centro de Goiânia. Na ocasião, também foram entregues à Guarda Civil Metropolitana (GCM) quatro viaturas tipo pick-up destinadas ao Grupamento de Operações com Cães (GOC-K9), que realiza o trabalho de detecção de narcóticos e armas, busca e captura de foragidos e pessoas desaparecidas e cinoterapia, possui um contingente de três cachorros adultos e três filhotes. Os quatro pluviômetros, destinados a medir a altura da lâmina de água gerada pela chuva, serão instalados em diferentes regiões da cidade em Cmeis.

A cerimônia contou com a participação da secretária de Relações Institucionais, Valéria Pettersen, do presidente comandante da GCM, Wellington Paranhos Ribeiro, do coordenador da Defesa Civil, Robledo Mendonça de Farias, além de diretores, coordenadores, gerentes, assessores, chefes e guardas civis. Estiveram presentes ainda o deputado federal João Campos e o presidente da Câmara de Vereadores de Goiânia, GCM Romário Policarpo.

Os veículos entregues para administração municipal são fruto de um convênio articulado pela SRI e firmado entre a Prefeitura de Goiânia e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, bem como de emendas parlamentares impositivas dos deputados federais João Campos e Rubens Otoni, no valor global de mais de R$ 412 mil reais. São veículos com capacidade para quatro ocupantes, sendo dois guardas e dois cães, que são acomodados de acordo com as leis de trânsito e ambientais vigentes. “Esses veículos serão fundamentais para dar maior qualidade e conforto aos nossos guardas e seus animais no trabalho do dia a dia”, destacou o comandante do GOC-K9, GCM Santos.

A doação dos pluviômetros foi viabilizada pela da SRI junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para a Defesa Civil de Goiânia. Um acordo de cooperação entre a Prefeitura de Goiânia e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (CEMADEN) vai permitir o monitoramento do volume de chuvas nas comunidades que vivem em áreas de risco a fim de evitar acidentes. “Os pluviômetros que serão instalados nos bairros Conjunto Caiçara, Vila Roriz, Vila São José e Setor Morada do Sol vão ajudar no trabalho de planejamento e otimização das ações da Defesa Civil no alerta de chuvas com potencial para prejudicar as famílias, em especial, as que residem em áreas de risco em toda Goiânia”, explicou coordenador da Defesa Civil, Robledo Farias.

Felipe Fulquim, da editoria de Relações Institucionais