A Prefeitura de Goiânia promove desfiles e apresentações de escolas de samba em sete bairros, entre 20 e 24 de abril. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), que viabilizou apoio financeiro aos blocos.

A abertura acontece às 19 horas do dia 20, no Cine Goiânia Ouro (localizado na Rua 3, no Centro), com concurso de rei Momo, rainha e princesa do carnaval. No mesmo horário, a escola Acadêmicos do Samba desfila na Rua 3 (Centro), no fundo do Teatro Goiânia.

No dia 21 de abril, às 17 horas, a Flora do Valle se apresenta em sua sede, que fica na Rua 20, Vila Yate.

No dia 22 de abril, acontecem dois desfiles: às 18 horas, da Agremiação Mocidade do Samba (na Avenida Dário Vieira Machado, Jardim Balneário Meia Ponte); e às 19 horas, da escola de samba Beija-Flor (na Rua 1060, Setor Pedro Ludovico).

No dia 23 de abril, ganham as ruas de Goiânia cinco escolas: às 17 horas, o Blocão (Rua 1.018, na Avenida Henrique Silva, Setor Pedro Ludovico) e Lua Alá (Avenida Vale dos Sonhos, no Bairro São Domingos); às 18 horas, a Agremiação Mocidade do Samba (Avenida Dário Vieira Machado, Jardim Balneário Meia Ponte); e às 19 horas, Brasil Mulato (na Rua 1060, Setor Pedro Ludovico) e Rainha de Goiás (Rua 28, enfrente a Praça 3 amores, Condomínio das Esmeraldas).

No dia 24 de abril, último dia de programação, o Bloco da Diversidade se apresenta na Praça Universitária às 15 horas, acompanhado de DJs e outros artistas. Em paralelo, as secretarias de Saúde do Município e do Estado distribuem 10 mil preservativos e fazem testagem rápida de HIV e Sífilis. Às 18 horas, a Agremiação Mocidade do Samba desfila no Balneário Meia Ponte (Avenida Dário Vieira Machado) e a Rainha de Goiás fecha o cronograma no Garavelo, às 19 horas (Rua 28, enfrente a Praça 3 amores, Condomínio das Esmeraldas).

Apoio da prefeitura
O prefeito Rogério Cruz afirma que os desfiles são resultado de parcerias e do desejo da prefeitura de realizar o Carnaval em Goiânia, suspenso há anos. “A cultura popular carnavalesca precisa ser valorizada, reconhecida. Por isso, teremos quatro dias de alegria e diversão ao alcance de todos, de forma descentralizada, em bairros onde as escolas nasceram e funcionam”.

Para o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, realizar o evento representa “conquista” para atual gestão. “Quando falei com o prefeito sobre isso, ele prontamente se dispôs a ajudar a realizar o evento do nosso calendário. Carnaval é cultura popular, é arte, é alegria. Após anos de pandemia e notícias tristes, é bom podermos celebrar”.

Para o coordenador e fundador da Escola de Samba Blocão 1018, Valdivino Bezerra, é “emocionante” assistir à volta do carnaval de rua em Goiânia. “Ficamos 100% parados em 2020 e 2021 por conta da pandemia. Agora, em 2022 estamos resgatando a nossa luta, a nossa tradição. Eu, em nome de todas as escolas, agradeço pelo apoio”, afirma.

Programação dos desfiles de carnaval em Goiânia

Dia 20 de abril
19h: Concurso do rei Momo, princesa e rainha do carnaval (Cine Goiânia Ouro)
19h: Desfile da Escola de Samba Academia do Samba (Rua 3, no Centro)

Dia 21 de abril
17h: Desfile da escola da samba Flora do Valle (Vila Yate).

Dia 22 de abril
19h: Escola de Samba Beija-Flor (Pedro Ludovico)

Dia 23 de abril
16h: Escola de samba Blocão (Pedro Ludovico)