A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), projeta reestruturação da Orquestra Sinfônica de Goiânia, com reajuste salarial para os músicos. O projeto que concede os benefícios foi entregue ao prefeito Rogério Cruz pela diretoria da Orquestra junto ao secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, e vereador Anselmo Pereira.

Logo em seguida, foi protocolado e, atualmente, está na Secretaria Municipal de Finanças para estudo e avaliação de impacto financeiro. Posteriormente, será encaminhado para votação na Câmara Municipal.

De acordo com o prefeito Rogério Cruz, o projeto está entre os prioritários da gestão. “A nossa orquestra é grandiosa. Já assisti a várias apresentações e me encanto a cada concerto. Precisamos realmente valorizar os músicos, que são profissionais e que trabalham diariamente por nossa cultura”, ressalta.

Zander Fábio explica que existe um grupo de trabalho formado por representantes da Secult e por membros da Orquestra para acompanhar o andamento do projeto. “Desde quando a Orquestra foi fundada, nunca passou por uma reestruturação com reajuste dos salários, e é fundamental que isso aconteça. Temos uma das melhores Orquestras do Brasil, e com a menor remuneração. Tanto o prefeito quanto eu sabemos dessa necessidade, e estamos empenhados nisso”, afirma o secretário de Cultura.

Orquestra Sinfônica de Goiânia
A Orquestra Sinfônica de Goiânia foi criada em 1993 pelo Maestro Joaquim Jayme. A organização possui uma orquestra profissional, composta por 75 músicos instrumentistas, e coro profissional de 44 músicos cantores, além dos grupos formativos que trabalham no aperfeiçoamento das habilidades técnicas de estudantes de música e de programas educacionais direcionados a crianças e adolescentes, por meio dos cursos em formação musical oferecidos pela Rede Municipal de Núcleos Musicais.

Atualmente, a Orquestra promove, em média, 100 apresentações na cidade, sempre de forma gratuita. Todos os profissionais são músicos com formação superior.

Fotos: Secult

Secretaria Municipal de Cultura (Secult) – Prefeitura de Goiânia