A Prefeitura de Goiânia publicou medida no Diário Oficial do Município que libera a entrada de 100% de público nos estádios de futebol da capital. Será necessária a apresentação de documento de esquema vacinal completo ou teste PCR negativo para a COVID-19. O uso de máscaras continua obrigatório.

Segundo a secretária executiva da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Luana Ribeiro, a retomada se deve por diversos indicadores, sendo um deles a atual porcentagem de vacinados. “Goiânia tem avançado na vacinação da população e isso é muito positivo. Precisamos ampliar essa cobertura de vacinados para que possamos voltar às atividades de forma mais segura”, afirmou Luana.

Conforme a SMS, mais de 80% da população está vacinada com a 1ª dose e cerca de 60% com esquema vacinal completo. O município também aplica a terceira dose em idosos e antecipou de 12 para 8 semanas a segunda doses das vacinas Pfizer e Astrazeneca, na última segunda-feira (8/11). Além disso, o acesso à vacina está mais amplo e o goianiense pode se vacinar sem agendamento em qualquer um dos 64 postos disponíveis para a aplicação das vacinas contra a Covid-19.

No caso dos estádios, a SMS informou que as partidas anteriores serviram como testes e para adequações. “Todos os pedidos de correções necessárias foram enviados aos clubes, que foram adequando os locais de jogos com, por exemplo, a instalação de dispenser de álcool disponível a todos”, informou a secretária. Luana acrescentou que a baixa ocupação em leitos bem como os poucos casos confirmados nas testagens ampliadas trazem mais segurança para permitir a ampliação do número de pessoas nas partidas de futebol.

Da Diretoria de Redação