A Prefeitura de Goiânia lançou nesta terça-feira (29/10) o novo portal da administração municipal. A renovação foi determinada pelo prefeito Iris Rezende, que tem exigido de seus auxiliares o uso de novas tecnologias para modernizar e melhorar cada vez mais a prestação de serviços aos contribuintes. Para desenvolver o novo portal que é um dos maiores de Goiás, tendo uma média mensal dois milhões de acessos, se uniram a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Controladoria Geral do Município (CGM) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho Ciência e Tecnologia (Sedetec). A plataforma traz design moderno, com ferramentas que permitem maior  facilidade de navegação ao usuário.

O secretário Celso Camilo (Sedetec) explicou os eixos temáticos que sustentam o novo site. “Os pilares da arquitetura do novo portal são quatro: serviços, transparência, institucional e comunicação”.  Já controlador-geral do município, Juliano Bezerra, esclareceu que o Portal da Transparência traz com mais clareza e navegação simplificada as informações e dados da administração municipal. “Está mais eficiente, atende à legislação e segue o regramento estabelecido em 2018 pela Associação Nacional dos Tribunais de Contas. Mas fomos além, avançamos em algumas boas práticas, atualizamos a remuneração e a folha de pagamento com gráficos”.

O prefeito Iris Rezende agradeceu a todos os envolvidos na construção do novo portal e disse se considerar realizado em “sentir que a equipe está integrada, buscando cada vez mais conhecimentos para trazer ao público o que a tecnologia da comunicação oferece à humanidade”. O prefeito destacou que sempre buscou em suas gestões aproximar a administração da modernidade. “Nós temos o dever de nos aprofundar para facilitar à população, que hoje é exigente, o acesso aos bens e serviços do município”.

O secretário Vassil Oliveira (Secom) abriu a solenidade lembrando um “preceito” ensinado pelo prefeito Iris Rezende em paralelo com “algo que se aprende” nas redações dos jornais, onde , segundo ele, “tudo funciona bem quando o trabalho é feito em equipe”. Vassil explica que a construção do novo site está alicerçada em uma atualização constante e na coletividade.

Serviços
O novo portal reúne toda cesta de serviços da administração municipal. Além das notícias de cada pasta, o internauta terá facilidade para acessar os serviços digitais da prefeitura e outras informações de seu interesse.

Transparência
A nova plataforma de informações e serviços da prefeitura marca, também, o lançamento do novo Portal da Transparência do Município. Criado através da Lei Municipal 9262, de 22 de maio de 2013, o portal tem o objetivo de promover ao cidadão o acesso à informação em linguagem clara e objetiva, sobre as origens e aplicações dos recursos públicos municipais.

Em Transparência, o cidadão consegue informações institucionais, as receitas, despesas, folha de pagamento, diárias e passagens, contratos e convênios, relatórios fiscais, informações gerais, acesso à informação, ouvidoria, dentre outros serviços.  O controlador-geral, Juliano Bezerra, explica que a prefeitura  atende à “exigência legal”, que tornou mais rígida a partir de 2009, com a Lei 131 “que estabelece que deve haver transparência das receitas e informações dos gastos, que podem ser disponibilizados em tempo real.

Institucional
Nesta seção é possível ter acesso a todas as secretarias e órgãos da prefeitura. Ao acessar a pasta, é oferecido o organograma, serviços e competências.

Comunicação
O objetivo da nova plataforma, conforme explica a diretora de Jornalismo da Secom, Teresa Cristina Ribeiro Costa, “é transmitir o conteúdo dos serviços que são prestados e as notícias dos atos administrativos seguindo o princípio da publicidade, que diz que é obrigação do poder público fazer a oferta de informações da forma mais transparente possível e isso envolve a comunicação.” Para Teresa, a nova plataforma “é moderna, limpa e oferece de maneira clara e rápida o acesso aos conteúdos produzidos, seja para a imprensa, seja para o cidadão”.

A nova plataforma multimídia permite a publicação simultânea de notícias escritas e no formato audiovisual, que inclui os vídeos e Podcast (arquivo digital de áudio transmitido através da internet), além da transmissão ao vivo de eventos pelo streaming. Nela, todas as pastas têm sites completos que reproduzem a mesma organização do site da prefeitura proporcionando uniformidade na comunicação e economicidade.

Tecnologia
De acordo com o secretário Celso Camilo, a gestão Iris Rezende tem priorizado o uso da tecnologia para melhorar a prestação dos serviços públicos do município. Prova disso, segundo ele, foi o reconhecimento internacional das inovações promovidas pelo prefeito nesta gestão. Em 2017, lembra Camilo, Goiânia ficou em segundo lugar entre todas as cidades da América Latina e do Caribe que concorreram ao prêmio anual Gestão por Resultados em Desenvolvimento. “Sem dúvidas, a Goiânia do Futuro tem na gestão presente de Iris Rezende uma aliada determinante”, afirma.

O acesso ao novo site da Prefeitura de Goiânia permanece o mesmo, por meio do endereço www.goiania.go.gov.br. O usuário já é direcionado ao novo site, mas, caso deseje acessar o portal antigo, poderá escolher esta opção durante as próximas semanas.

Antonio Bento, da Diretoria de Jornalismo
Fotos: Jackson Rodrigues e Paulo José