A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), lançou, na sexta-feira (27/05), no perfil do Instagram @goianiapulsa, concurso fotográfico para celebrar os 80 anos do Batismo Cultural de Goiânia, e os 80 anos do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).

Para participar da ação, o candidato deve postar as fotos em seu perfil no Instagram até o dia 19/06. Os registros devem ser de monumentos históricos inaugurados durante o Batismo Cultural da capital, como, por exemplo, o Câmpus Goiânia e o Teatro Goiânia; monumentos e edifícios históricos em Art Decó, como o Grande Hotel, o Relógio da Avenida Goiás, e os edifícios da Rua do Lazer; ou que fazem parte do traçado original da capital goiana, como o Conjunto Arquitetônico da Praça Cívica e o Museu Pedro Ludovico Teixeira.

Com o tema “Art Déco, História, Cultura e Turismo na Região Central de Goiânia”, a iniciativa premiará o 1º lugar com uma diária para casal com café da manhã no Hotel Plaza Inn Executive, o 2º lugar com um jantar para casal na Churrascaria Favo de Mel, e o 3º colocado com um café da manhã ou lanche no Tia Nair Café, além de certificações.

Segundo o presidente da Agetul, Valdery Júnior, a ação visa valorizar a fotografia enquanto expressão artística e de estímulo da criatividade daqueles que, de forma profissional ou amadora, se dedicam ao prazer de registrar imagens da capital. “Goiânia é conhecida pela sua arquitetura em Art Déco, e nada melhor para valorizar isso do que uma ação que tem como público a comunidade em geral”, explica.

A competição é realizada por meio do perfil @goianiapulsa, criado pela Diretoria de Turismo da Agetul, para divulgar agendas culturais, dicas de gastronomia na cidade, eventos e locais para passeios.

Cada participante poderá concorrer com, no máximo, três fotografias que nunca foram publicadas anteriormente. As imagens devem ser postadas juntas, e os participantes devem informar na legenda a categoria em que cada fotografia será submetida.

É obrigatória a utilização das hashtags do concurso: #CONCURSOBATISMOCULTURAL, #GOIANIAPULSA e #IFGGYN80ANOS. É preciso seguir os perfis @goianiapulsa, @agetul_ e @ifggoiania no Instagram. O perfil do participante deve estar aberto para análise das fotos e do cumprimento das regras.

Valdery Júnior explica que uma seleção inicial das fotos será realizada por uma comissão formada por servidores da Agetul e do IFG. As aprovadas serão colocadas em votação popular.

As fotos deverão ser postadas entre os dias 27/05 e 19/06 até às 23h59. A comissão irá selecionar 18 fotos, nove de cada categoria, e no dia 22/06, elas serão postadas no feed do @goianiapulsa para votação do público. Apenas as seis fotos mais votadas, três de cada categoria, serão as vencedoras.

A votação estará liberada de 22/06 até o dia 29/06. O resultado final e a premiação ocorrerão no dia 03/07, no IFG. Durante o evento de premiação, será sorteada entre os presentes uma diária para casal com café da manhã no Hotel Golden Tulip Goiânia Address.

A publicação oficial, com as regras do concurso, pode ser conferida no perfil @goianiapulsa (https://www.instagram.com/p/CeFSsSztld7).

Agência de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul) – Prefeitura de Goiânia